Terça-feira, Abril 29, 2025
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Bruxelas aguarda nomeação de novo conselho administrativo da CGD

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Bruxelas aguarda a apresentação do novo conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, após a demissão de António Domingues confirmada este domingo.

Segundo o comunicado enviado pela CGD à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário – CMVM, à saída de António Domingues juntam-se mais ses administradores: Emídio José Bebiano e Moura da Costa Pinheiro, Henrique Cabral de Noronha e Menezes, Paulo Jorge Gonçalves Pereira Rodrigues da Silva, Pedro Lopo de Carvalho Norton de Matos, Angel Corcóstegui Guraya e Herbert Walter.

Com estas saídas, restam apenas quatro dos 11 administradores que tomaram posse a 31 de Agosto passado: Tiago Rarava Marques, João Tudela Martins, Pedro Leitão e Rui Vilar (administrador não executivo).

António Domingues demitiu-se de presidente da CGD, após cinco semanas de polémica em torno da recusa da entrega da declaração de rendimentos, e sob as críticas do PCP e Bloco.

A notícia surgiu através de um comunicado do Ministério das Finanças no domingo, em que também se anunciava que a renúncia de Domingues só produzirá efeitos no final do mês de dezembro e que “muito brevemente” será anunciado o nome de uma personalidade para a presidência da CGD.

Depois da questão da entrega da declaração de rendimentos seguiu-se, na semana passada, uma nova controvérsia relacionada com a eventualidade de Domingues estar na posse de informação privilegiada sobre a Caixa quando participou, como convidado, em três reuniões com a Comissão Europeia para debater a recapitalização do banco.

Descolam os primeiros voos comerciais regulares entre Cuba e Estados Unidos

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A 31 de agosto, a companhia JetBlue inaugurou o primeiro voo comercial regular desde 1961 entre um aeroporto americano de Fort Lauderdale, na Florida e a cidade cubana Santa Clara.

Desde então, várias companhias seguiram o exemplo, com voos regulares entre os EUA e diferentes cidades cubanas, mas Havana ainda não estava contemplada.

 

A partir de quarta-feira, a American Airlines vai ligar Havana e Miami, a “capital” do exílio cubano nos Estados Unidos, quatro vezes por dia. Outro voo diário parte de Charlotte, na Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos.

Também hoje, a JetBlue vai inaugurar a sua ligação direta entre Nova Iorque (nordeste dos Estados Unidos) e Havana.

Até ao fim do ano, 110 voos diários diretos vão ligar Cuba e os Estados Unidos, dos quais 20 aterram em Havana

“Há falta de mulheres nos negócios”

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Convidada pela conferência TEDX, Maria Cunha, Chief Officer of Dreams da Josefinas, aborda a desigualdade nas oportunidades e a falta de mulheres no topo das hierarquias corporativas. Através da sua marca, Maria acredita em inspirar e dar poder às mulheres. Mas porque ações falam mais alto do que palavras, durante a sua TED Talk, Maria explicou como a marca que lidera tem um grande impacto quer local, quer internacional na vida de muitas mulheres.

 

A convicção de que o mundo pode ser mudado através de negócios geridos por mulheres é a ideia chave do TED Talk da Josefinas, na voz de Maria Cunha, que começou o negócio de calçado de luxo Josefinas em 2013, com duas mulheres: Filipa Júlio e Sofia Oliveira.

A Josefinas é uma marca feita de mulheres para mulheres”, defende Maria que, durante a sua TED Talk, explicou a importância de negócios com significado. “Acreditamos em dar poder às mulheres – é esta a nossa missão e é isto que nos move”.

 

Maria Cunha, no palco TEDX, em Braga, dia 15 de novembro de 2016
Maria Cunha, no palco TEDX, em Braga, dia 15 de novembro de 2016

 

A Josefinas apoia mulheres em risco no Ruanda, garantindo-lhes condições financeiras, médicas e sociais estáveis. Estas mulheres passam a reunir as condições necessárias para aprenderem os ofícios de um pequeno negócio, tornando-se independentes. 90% dos seus ganhos são reinvestidos na sua comunidade local, criando um ciclo de positividade e de oportunidade. “Mas não se esgota aqui”, continua Maria. “Estas mulheres, até então sem futuro, tornam a educação dos seus filhos numa prioridade. Mulheres escolarizadas têm o dobro da probabilidade de enviarem os seus filhos para a escola”. Com uma atuação mundial forte, a marca também reconhece a importância da uma ação local positiva: “Estamos focadas em apoiar e potenciar os negócios de mulheres fornecedoras que tenham produtos fantásticos, feitos em Portugal: juntamo-nos às bordadeiras do Vale do Sousa para dar nova vida ao bordado manual; recuperamos o burel e reinterpretámo-lo. Adoramos crescer e permitir que estas mulheres, e os seus negócios, cresçam ao nosso lado”, continua.

 

“Há uma coisa muito importante – são os uniformes escolares. Sem eles, não podem ir à escola”.
“Há uma coisa muito importante – são os uniformes escolares. Sem eles, não podem ir à escola”.

 

Segundo Maria, o mundo empresarial carece de líderes femininos. Estudos revelam que, nas empresas, a percentagem total de mulheres em cargos de liderança ronda os 15%. Sheryl Sandberg, Chief Operating Officer da rede social Facebook, afirma que estes dados praticamente não se alteraram desde 2012: “apesar de modestas melhorias desde 2012, as mulheres continuam sub-representadas no panorama corporativo”. Os dados não deixam margem para dúvida: as mulheres são agentes de mudança positiva nas empresas.

De acordo com um estudo conduzido pela revista Fortune, as empresas administradas por mulheres atingem receitas 13% superiores às lideradas por homens. Mas, então, porque há tão poucas mulheres em cargos de liderança? Segundo Sheryl, o problema está na base: “Desde cedo, as meninas são catalogadas com palavras como ‘mandona’ se manifestarem traços de liderança, ao passo que se espera e se encorajam os rapazes a liderarem”.

Michelle Obama, ex- primeira-dama da Casa Branca, acredita que a construção de um mundo melhor passa pela educação de jovens meninas. Maria Cunha partilha e reforça: “Para quem tem filhas, para quem tem crianças, para quem tem jovens meninas, gostava de vos deixar uma mensagem: ensinem às vossas filhas a importância de estudar e de acreditarem nelas próprias. O mundo precisa de mais mulheres empreendedoras e mulheres empreendedoras precisam de todas nós”.

 

 

APIGRAF distingue excelência empresarial

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A excelência no sector gráfico e transformador do Papel vai ser distinguida esta semana, no dia 28 de Novembro, pelos Prémios Excelência Empresarial APIGRAF 2016. A Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel vai distinguir as melhores e maiores empresas que constituem esta indústria a nível nacional, numa cerimónia a decorrer em Lisboa.

Com Prémios Excelência Empresarial 2016, a APIGRAF pretende distinguir as empresas que quer pela dimensão, quer pela expressão industrial dos seus negócios, mais se destacaram em 2016 no universo perto de 3000 empresas que constituem o sector.

A APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel foi fundada em 12 de dezembro de 1974, sendo a representante a nível nacional dos interesses destas indústrias. Representa um setor constituído por cerca de 2757 empresas, que empregam mais de 26.500 trabalhadores e têm um volume de negócios global de 2,5 mil milhões de Euros.

Distribuídas por todo o continente e regiões autónomas, e com uma dimensão que as carateriza essencialmente como micro e PME, as empresas gráficas e transformadoras do papel desenvolvem uma série de atividades específicas em função dos processos utilizados e são responsáveis pela produção de uma multiplicidade de produtos que fazem parte integrante do quotidiano.

Com a convicção de que o associativismo é a forma de potenciar forças e interesses comuns, e uma ferramenta ímpar no aproveitamento de sinergias, a Apigraf desenvolve uma importante atividade de informação, formação, representação, sensibilização e promoção relativa às empresas associadas e ao setor, tão necessária quanto efetiva.

Os blogs são os novos opinion makers

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Realizou-se em Oeiras a 6ª edição do inRetail Congress , o congresso de retalho do ano, organizado pela revista Distribuição Hoje e pela IFE (Internacional Faculty for Executives), que reuniu mais de 200 profissionais do setor para debater as tendências e o futuro do retalho. Para algumas marcas, os blogs como os novos opinion makers, lançando-se a discussão num fórum aberto aos intervenientes.

Para além da intervenção de Paulo Pereira da Silva, Presidente da Renova, o evento contou com vários momentos altos. A mesa redonda dedicada à influência e à importância dos bloggers para a comunicação das marcas foi uma das intervenções mais esperadas, contando com contributos de João Jacinto, do blog Gentleman’s Mail, Mónica Serrano, CMO da L’Oréal Portugal, Sofia Novais de Paula, do blog Diário de Um Batom, Sónia Morais Santos, do blog Cócó na Fralda, e Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação e Relações Públicas do LIDL Portugal.

Uma das principais conclusões retiradas é que é preciso desmistificar os estereótipos negativos que ainda existem em relação aos blogs. Para Mónica Serrano, CMO da L’Oréal Portugal, empresa que tem vindo a reforçar a sua comunicação através destes canais, “os blogs são os novos opinion makers e influencers”, e para Vanessa Romeu, do LIDL Portugal, é essencial criar uma relação de proximidade com os bloggers, com parcerias de longevidade.

Importa ainda assim haver regulamentação ou jurisdição sobre os bloggers, como grupo de influência, visto não haver um conjunto de regras definidas ou código deontológico que balize as boas práticas de cada interveniente.

 

EAD celebra protocolo com ordem dos economistas da Madeira

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A EAD, Empresa de Arquivo de Documentação, que opera na gestão de arquivo em regime de outsourcing, celebrou um protocolo de colaboração com a Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas, na sua sede.

 

A parceria, com a duração de um ano, foi firmada entre o CEO da EAD, Paulo Veiga e o Presidente, Marco André Pereira e Barreto, é anual e automaticamente renovável por iguais períodos, permitindo aos associados da Ordem condições vantajosas no acesso aos serviços de custódia e gestão documental prestados pela companhia, representando, em alguns serviços, 50% de desconto.

Entre os serviços contemplados estão os serviços de custódia de arquivo, digitalização, reciclagem segura de arquivo e documentação, rotação e custódia de suportes informáticos, consultoria, formação e Gestão Documental.

“A assinatura do presente protocolo representa um reforço muito importante da atividade da EAD na ilha da Madeira e permite estabelecer uma relação duradoura com a DRMOE, uma vez que se prevê uma colaboração ativa nas atividades desta Secção Regional, bem como a possibilidade de receber estagiários na delegação da nossa Companhia”, referiu Paulo Veiga CEO da EAD.

A EAD tem 23 anos de existência, enquanto companhia especificamente vocacionada para a gestão da função de arquivo avalia métodos de trabalho em arquivo e gestão documental, e conceptualiza, apresenta e implementa soluções ajustadas às empresas.

Pioneira em custódia e gestão de arquivo no país, a EAD abrange todo o território nacional incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, sendo a única empresa de gestão de arquivo com presença nos Açores.

A empresa foi recentemente distinguida como uma das “Melhores Empresas para Trabalhar EXAME/EVERIS/AESE 2016”.

Casa do Azeite celebra 40 anos com seminário

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A Casa do Azeite celebra este ano o seu 40º aniversário, pelo que 2016 é um importante marco para esta associação que completa quatro décadas a representar as empresas do setor e a divulgar a imagem do Azeite como produto de excelência, tanto em Portugal como nos principais mercados internacionais.

Para comemorar o seu aniversário, a Casa do Azeite vai realizar no dia 28 de novembro, por ocasião do  Dia Mundial da Oliveira, o seminário “O sector do Azeite em Portugal – crescimento e competitividade”. Este seminário terá lugar no Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia, realizando-se entre as 9h e as 18h30, ao que se seguirá um jantar de gala.

O seminário conta com  a presença de Abdellatif Ghedira (Diretor Executivo do Conselho Oleícola Internacional)  e de Luís Folque (Presidente da Casa do Azeite), bem como de muitos outros especialistas e profissionais do setor.

De acordo com Luis Folque , Presidente da   Casa do Azeite, este seminário visa “juntar os seus associados e outros agentes do sector , ao mesmo tempo que promove um debate alargado sobre  a situação do setor do azeite, a sua competitividade e os seus desafios futuros”.

A Casa do Azeite é um organismo cuja missão encontra as suas raízes no Azeite de Marca, repartindo a sua actividade pelo apoio aos produtores e embaladores e pela Promoção de Azeite de Marca junto dos consumidores. A Casa do Azeite enquanto rosto do Azeite de qualidade garantida junto do consumidor, encontra-se empenhada em promover o crescimento do sector oleícola nacional.

Kaeser anuncia integração de tecnologia Siemens em compressores

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A Kaeser Compressores anunciou, na EMAF 2016, o lançamento de uma nova gama de compressores desenvolvidos em parceria com a gigante alemã de engenharia Siemens, disponível em Portugal a partir do início do próximo ano.

O projeto conjunto que levou a Kaeser, um dos maiores fabricantes mundiais de sistemas de ar comprimido, e a Siemens a unirem esforços assenta num compressor de parafuso de velocidade variável que integra um motor de relutância, o que se traduz em ganhos de eficiência energética na ordem dos 10% no funcionamento do equipamento em carga parcial e na obtenção da classificação máxima no que respeita aos novos standards energéticos.

Este projeto, no qual o motor e o variador de frequência formam um sistema único, vem estabelecer um novo standard na eficiência da produção de ar comprimido, em que os sistemas de acionamento deixam de considerar os componentes individuais de forma isolada, passando a oferecer uma visão do sistema como um todo.

“O resultado desta parceria reflete um crescimento do entendimento entre profissionais desta área – já não é suficiente o motor e o variador de frequência terem, isoladamente, uma performance impressionante. Quando estes componentes funcionam em harmonia e com base em sistemas de acionamento completos, é possível alcançar uma redução das perdas de eficiência em cerca de 20%”, revela Rita Campos Cunha, diretora da Kaeser Compressores.

A mesma responsável reforça que o fornecimento durável e económico de ar comprimido implica uma visão global de todos os requisitos, o que passa também pela integração do sistema com componentes de hardware e software.

“Caminhamos no sentido de integrar os sistemas de fornecimento de ar comprimido nos pressupostos da Indústria 4.0, ou seja, no entendimento claro de que todos os componentes devem comunicar não só entre si, mas também com servidores de elevado desempenho. Tal implica a promoção de um diálogo criativo entre máquinas, de forma a que se possa beneficiar de todas as possibilidades de poupança de energia e, assim, afetar positivamente o balanço energético das empresas”, explica Rita Campos Cunha.

Recorde-se que, recentemente, a Kaeser Compressores anunciou também a presença na EMAF 2016 da mais recente inovação que introduziu no mercado português – o Sigma Air Manager 4.0 (SAM 4.0) – uma tecnologia pioneira no mercado internacional do setor, capaz de prever avarias em compressores e demais equipamentos responsáveis pelo tratamento de ar comprimido, evitando assim custos de tempo de inatividade das máquinas e estragos subsequentes.

Enquadrado no âmbito da Indústria 4.0, o SAM 4.0 consiste num sistema de inteligência central que controla cada máquina individualmente e, através de monitorização em tempo real, é capaz de registar, transmitir e validar dados operacionais, o que permite introduzir medidas de manutenção preventivas no exato momento em que estas são necessárias, assegurando, desta forma, ganhos de eficiência energética numa escala sem precedentes.

Na edição de 2016 da EMAF, onde a Kaeser Compressores demonstrou um leque de produtos e serviços orientados para os setores da indústria, construção e tratamento de águas, estarão presentes não só os equipamentos, mas também as respetivas ligações a um ambiente informático, cujo desempenho garante a introdução perfeita dos sistemas de ar comprimido Kaeser no universo da Indústria 4.0.

Presente em mais de 100 países, a Kaeser é uma multinacional alemã que conta, atualmente, com mais de 5000 colaboradores em todo o mundo. Em Portugal, prevê atingir um volume de negócios na ordem dos €5,2M, até ao final do ano.

Novas soluções de Segurança Conectada Volvo

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A Volvo alia as suas soluções de conectividade com as suas preocupações com a segurança e por isso desenvolveu dois novos sistemas que irão fazer a sua estreia nos XC90, S90 e V90.

Os sistemas Slippery Road Alert e Hazard Light Alert utilizam a cloud para uma partilha entre veículos de informação relacionada com a segurança. Veja em baixo os vídeos.

Slippery Road Alert – permite que o condutor esteja mais atento às condições da estrada pois, recolhe, de forma anónima, informação do estado das mesmas a partir de veículos que circulem à frente.

Hazard Light Alert – avisa antecipadamente os condutores sobre os veículos que, à sua frente ativaram as suas luzes de perigo. Desta forma o condutor recebe informação relevante para que possa, antecipadamente, adotar uma postura mais defensiva, abrandando a sua velocidade. Este sistema é particularmente útil em estradas com pouca visibilidade.

 

Estes dois sistemas de segurança estarão inicialmente disponíveis na Suécia e na Noruega mas prevê-se que, posteriormente, sejam alargados a outros mercados.

“Os Volvo de hoje possuem vários sensores de segurança. Acreditamos que uma partilha de informação de segurança – quer seja das condições da estrada ou de perigos potenciais será uma maneira inteligente e bastante útil de utilizar informação que os carros já estão a recolher. Através da Segurança Conectada, a Volvo está a ajudar a definir um sistema completamente novo de segurança na estada”, explica a marca em comunicado à PME Magazine.

ASAE atenta ao fenómeno ´Black Friday´

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A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está atenta a “eventuais ilícitos” que possam ocorrer durante a Black Friday. Desde o retalho a hotéis, entretenimento e formação, raras são as empresas que não aderem a este movimento americano que já contagiou o mundo.

Em entrevista ao Jornal Público, a DECO alerta para as subidas artificiais de preço: “Esta manipulação não foi generalizada, mas 5% dos produtos com descontos anunciados nessa altura violavam a Lei das Práticas Comerciais Desleais e a Lei dos Saldos e das Promoções”, refere a Deco Proteste.

Fonte oficial do Ministério da Economia, que tutela a autoridade, adianta que serão feitas acções de fiscalização para assegurar “o integral cumprimento da legislação em vigor”. Em causa estão infracções praticadas com a redução de preços, nomeadamente vendas abaixo do custo ou campanhas consideradas enganosas.

A ASAE “continuará atenta a eventuais ilícitos em matéria de práticas comerciais com redução de preços dirigidas aos consumidores que ocorram durante o evento da Black Friday, desenvolvendo acções de fiscalização e assegurando o integral cumprimento da legislação em vigor”, revela.

A Deco cita dados da SIBS, que contabilizou transacções de 700 milhões de euros neste dia em 2015. Este ano poderá ser superior, tendo em conta a maior disponibilidade económica no último trimestre do ano.