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Marcas discutem a influência dos bloggers

Os blogs são os novos opinion makers

Realizou-se em Oeiras a 6ª edição do inRetail Congress , o congresso de retalho do ano, organizado pela revista Distribuição Hoje e pela IFE (Internacional Faculty for Executives), que reuniu mais de 200 profissionais do setor para debater as tendências e o futuro do retalho. Para algumas marcas, os blogs como os novos opinion makers, lançando-se a discussão num fórum aberto aos intervenientes.

Para além da intervenção de Paulo Pereira da Silva, Presidente da Renova, o evento contou com vários momentos altos. A mesa redonda dedicada à influência e à importância dos bloggers para a comunicação das marcas foi uma das intervenções mais esperadas, contando com contributos de João Jacinto, do blog Gentleman’s Mail, Mónica Serrano, CMO da L’Oréal Portugal, Sofia Novais de Paula, do blog Diário de Um Batom, Sónia Morais Santos, do blog Cócó na Fralda, e Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação e Relações Públicas do LIDL Portugal.

Uma das principais conclusões retiradas é que é preciso desmistificar os estereótipos negativos que ainda existem em relação aos blogs. Para Mónica Serrano, CMO da L’Oréal Portugal, empresa que tem vindo a reforçar a sua comunicação através destes canais, “os blogs são os novos opinion makers e influencers”, e para Vanessa Romeu, do LIDL Portugal, é essencial criar uma relação de proximidade com os bloggers, com parcerias de longevidade.

Importa ainda assim haver regulamentação ou jurisdição sobre os bloggers, como grupo de influência, visto não haver um conjunto de regras definidas ou código deontológico que balize as boas práticas de cada interveniente.