De acordo com a agência nacional de Marketing Digital, Páginas Amarelas, as PME enfrentam hoje um grande desafio: as competências digitais nunca foram tão necessárias como agora. Para além da transição digital trazer vantagens ao nível da agilidade, desempenho e competitividade, esta transformação, resultante da tecnologia, vem acompanhada de suportes, plataformas e canais que privilegiam a cultura digital.
A transição digital é um dos principais fatores de sucesso das PME. Esta mudança tem vindo a decorrer de forma exponencial e, de acordo com a Páginas Amarelas, as PME precisam de acompanhar esta transformação para conseguirem estar ao nível de agilidade, desempenho e competitividade no mercado da cultura digital.
A Páginas Amarelas defende que as PME devem transitar para o digital e redesenhar os seus limites, pois só assim obterão retornos. Para isso, deixa algumas recomendações para os médios, pequenos e micro negócios.
Alinhar a estratégia digital com o objetivo de negócio é uma das estratégias apresentadas pela agência. Reforçando a ideia de que “antes de embarcar na transição digital, é importante identificar as maiores lacunas digitais”.
Capacitar as pessoas para os novos projetos, recolher dados e utilizá-los de acordo com o objetivo da empresa são também algumas sugestões apresentadas. Torna-se cada vez mais importante garantir que as pessoas com quem se trabalha têm formação na área digital, assim como recolher e utilizar dados de forma eficaz.
A agência nacional apela ainda à necessidade de investimento na customer experience, visto que “o design de serviços está cada vez mais sofisticado para moldar a perceção do cliente perante a experiência de compra”. Acrescenta ainda, numa nota de imprensa, que esta é uma boa forma de cativar potenciais clientes.
Por fim, a Páginas Amarelas chama a atenção para o facto de ser fundamental reavaliar a estratégia digital frequentemente, pois só assim as PME serão capazes de acompanhar a sua evolução e canalizar os seus dados para uma melhoria no seu negócio.