Home / MERCADO / Economia / Palmela recebe investimento de 32 milhões de euros para central fotovoltaica
Palmela
Palmela recebe investimento para central fotovoltaica (Foto: Pexels)

Palmela recebe investimento de 32 milhões de euros para central fotovoltaica

O município de Palmela vai ser alvo de um investimento de 32 milhões de euros do fornecedor de energia suíço EKZ e do promotor Smartenergy, para uma produção anual de 126.367 MWh, o que equivale a 26.191 habitações por ano, avança a Câmara Municipal de Palmela.

“A Central Fotovoltaica do Pessegueiro terá 63,5 MWp de capacidade instalada e 119.849 módulos solares, para uma produção anual de 126.367 MWh (suficiente para fornecer 26.191 habitações por ano) e evitar a emissão anual de 34.749 toneladas de dióxido de carbono. A ligação à rede deverá acontecer ainda este ano. A Smartenergy tem outros investimentos em desenvolvimento no concelho de Palmela e apresenta soluções tecnológicas que promovem o melhor aproveitamento da luz solar. A EKZ entrou no mercado nacional em 2014 e esta será a sua maior central à data”, pode ler-se na nota de imprensa enviada às redações.

De momento, o concelho de Palmela conta com duas centrais em funcionamento e mais duas em construção, sendo que a produção energética resultante da soma da produção anual das duas centrais em funcionamento e das estimativas referentes ao conjunto de investimentos já licenciados ou em análise vão permitir evitar a emissão de mais de 518 mil toneladas de dióxido de carbono por ano, muito acima das emissões produzidas pelo território (122%).

“Estes valores superam as metas de descarbonização definidas no Pacto de Autarcas e fazem de Palmela um ‘sumidouro de carbono’ no país, contribuindo com mais de 1% para os objetivos do Plano Nacional Energia e Clima 2030. Permitiriam, ainda, suprir todas as necessidades energéticas do concelho e conferir-lhe capacidade para fornecer cerca de 25% da energia produzida”, segundo a nota de imprensa.