Por: Ana Rita Justo
O secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, visitou, esta quinta-feira, a fábrica da Panicongelados, em Leiria, empresa que se dedica à confeção de produtos congelados de padaria e pastelaria e que emprega atualmente mais de 400 pessoas.
A visita decorreu no âmbito das celebrações dos 180 anos da Associação Industrial Portuguesa (AIP), juntando cerca de meia centena de associados da AIP, que está a promover dez visitas a empresas portuguesas ao longo deste ano. A primeira decorreu nas instalações da Renova.
“Havia três critérios [para a escolha das empresas]: primeiro, serem associados da AIP; segundo, que durante o período de ajustamento da troika se tivesse desenvolvido e crescido e, em terceiro lugar, que não tivessem sido adquiridos pelo capital estrangeiro”, disse o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, para justificar a escolha da empresa.
O secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão elogiou a empresa familiar e sublinhou que a Panicongelados “lidera a lista de candidaturas aprovadas no Portugal 2020”.
Nelson de Souza afirmou, ainda, que Leiria é “a quarta região mais dinâmica no Portugal 2020 do Continente” e assegurou os compromissos do Governo em “dar prioridade na gestão dos fundos comunitários direcionados para o investimento privado”.
“Comprometermo-nos a pagar um milhão de euros em cada dia nos primeiros 100 dias de Governo. Cumprimos essa meta, ultrapassámos essa meta e fixamos uma nova meta para 2016 para 450 milhões de euros. Ultrapassámos essa meta e já vamos neste momento em mais de 650 milhões de euros. Os empresários responderam e corresponderam com candidaturas apresentadas. Em abril/maio do ano passado, nos concursos do Portugal 2020, tivemos perto de 4000 mil milhões de euros concedidos”, acrescentou.
A Panicongelados é uma empresa familiar, criada em 1994, que se dedica ao fabrico de produtos congelados de padaria e pastelaria. Liderada por Pedro Mendes, a Panicongelados está já presente no Reino Unido, Espanha e Brasil, com a Panibrasil, comercializando ainda para vários outros países do mundo. Atualmente vende os seus produtos sob duas marcas: a Panidor, vendida para outras grandes superfícies e para outras marcas, e a Homemade Moments, destinada ao consumidor final.
João Paulino, diretor comercial da Panicongelados, revelou que em 2016 a empresa augurou um volume de negócios de 28,6 milhões de euros.
Famosa pelo pão e também pelos pastéis de nata, a empresa gasta 23,4 toneladas de farinha por ano e fabrica 1,8 milhões de pães e 700 mil pastéis de nata por dia.