Home / Empresas / Pantest desenvolve teste a anticorpos da Covid-19
Pantest Covid-19 anticorpos
Novo teste vai ser produzido e distribuído em Portugal (Foto: Pixabay)

Pantest desenvolve teste a anticorpos da Covid-19

A Pantest vai produzir e distribuir, em Portugal, o primeiro teste de eficácia imunitária das vacinas contra o vírus da Covid-19, realizados através da análise da presença de anticorpos neutralizantes do vírus.

O primeiro laboratório português a ser licenciado pelo Infarmed para o fabrico de testes rápidos de imunocromatografia, Pantest, desenvolveu o primeiro teste de eficácia imunitária das vacinas contra a Covid-19, de forma a revelar se existe ou não imunidade ao vírus através da verificação da criação de anticorpos específicos para as vacinas, tendo em conta o tempo de imunidade conferido.

Os anticorpos neutralizantes foram desenvolvidos com o objetivo de qualificar a resposta imune, uma vez que se sabe que nem todos os anticorpos conferem imunidade. Deste modo, estes anticorpos são sensíveis na análise baseada na Receptor Binding Domain (RBD), impedindo a sua ligação com a ACE2, a proteína da espícula viral.

O carácter diferenciador deste teste, em comparação com os exames serológicos já existentes, caracteriza-se pela deteção do contacto prévio com o vírus e se os referidos anticorpos neutralizam, ou não, a ação do vírus, através do bloqueio da entrada do mesmo no organismo.

Catarina Almeida, country manager da Pantest, sublinha a importância deste novo teste dada a perceção da duração efetiva de imunidade. A country manager afirma também que “o baixo custo do teste e a eficácia permitirá testar um elevado número de cidadãos, avaliando o real desenvolvimento da imunidade de grupo com um investimento global”.