Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioOpiniãoPara a transformação digital é preciso mudar processos e a relação com...

Para a transformação digital é preciso mudar processos e a relação com o cliente. Mas como?

Por: Susana Reis, especialista em Eficácia e Eficiência Organizacional

Na transformação digital, é reconhecida a importância de primeiro analisar e melhorar a eficiência e a eficácia dos processos e a relação que detemos com os clientes. Os sistemas reproduzem o que fazemos e se digitalizarmos o que se faz menos bem, pode-se reduzir o tempo de execução, mas perpetuam-se os erros.

Seguem-se cinco passos que devem ser dados ao nível dos processos e da relação com o cliente, antes de um qualquer investimento digital:

1. Constituir uma equipa interna diversificada para esta missão: este grupo, designado para mudar os processos da empresa, deve incluir pessoas reconhecidas por saber fazer bem, com capacidade analítica e que costumam ter boas ideias e resolver problemas.

2. Mapear atividades, pessoas ou equipas, instrumentos e aplicações e medir a sua eficácia em tempo, custo e qualidade: mapear grupos de atividades que se relacionam entre si, numa perspetiva de ponta a ponta, deste a primeira atividade (incluindo o input para a sua realização), até à última (incluindo o output – como um produto ou serviço). Acrescentar, depois, as camadas das pessoas, dos instrumentos e das aplicações já utilizadas. Feito este mapeamento, onde se identifica “o quê, quem e como?”, deve ser medido o tempo de execução, os custos associados e a qualidade do output. A priorização de atuação nos processos deve ser feita em função da sua eficácia, começando pelos menos eficazes.

3. Analisar a eficiência dos processos e resolver constrangimentos: sobre os processos mapeados devem ser identificadas atividades críticas, aquelas que condicionam o output. Por outro lado: existem atividades onde o processo abranda? Há atividades que podem ser dispensadas porque não acrescentam valor? Os recursos estão bem dimensionados?

4. Mapear a jornada do Cliente: isto é, colocar-se na perspetiva do Cliente: identificar pontos de contacto, que tipo de informação ou ação é pedida ao Cliente e fazer a pergunta: respondemos às suas necessidades e a experiência é satisfatória?

5. Identificar atividades que devem ser digitalizadas: com foco nas que consomem recursos e tempo e são vulneráveis a erros humanos.

Melhorar e transformar processos exige competências que nem todas as empresas detêm e o outsourcing pode ser inevitável. Nem sempre é viável contratar uma consultora especializada nesta matéria, mas existem profissionais certificados no mercado que podem ajudar.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category