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Carla Pires, gestora de marketing de influência da Ruika (Foto: Divulgação)

“Para estarmos nas redes sociais tínhamos de nos adaptar” – Carla Pires

Por: Margarida Duarte

 

Carla Pires, gestora de marketing de influência da Ruika, através da Cottonhat, é a entrevistada deste mês no Influencia-me. Entre prestações de serviços e reposicionamento de marcas, a responsável fala-nos sobre o percurso estratégico da marca Ruika, do novo olhar sobre o target atual e principalmente das parcerias com influenciadores, nomeadamente com Olívia Ortiz.

Atualmente, Carla Pires trabalha com a Ruika no sentido de gerir as redes sociais e articular todo o conteúdo da mesma com influenciadores, com o principal objetivo de aumentar a notoriedade da marca portuguesa de calçado e arranjar estratégias de criação de conteúdo mais dinâmicas e chamativas.

A Ruika é uma marca vocacionada para o mercado B2B, por estar à venda em lojas contudo, Carla Pires refere que não havia identificação por parte do consumidor final, isto é, “o consumidor final até poderia saber que a marca existia, mas não a reconhecia, não identificava os seus valores”.

“Começámos a perceber que se calhar aquilo que era o nosso target inicial deixou de ser verdade, esse target começou-se a moldar para um outro tipo de público e para estarmos nas redes sociais tínhamos de nos adaptar a este novo público”, conta à PME Magazine.

No que toca à escolha dos influenciadores, um dos critérios principais é o alcance, ou seja, quanto maior for o alcance dos influenciadores, maior será o reconhecimento da marca. Outro ponto chave é “a sua estética, os seus valores e a sua forma de estar reflitam moda”.

“Queremos associar Ruika à moda”, vinca.

A escolha da Olívia Ortiz para a evolução deste processo focou-se essencialmente nestes pontos, como explica Carla Pires: “Chegámos à Olívia sobretudo pelo alcance dela, pelo reconhecimento que as pessoas têm dela, pela sua criação de conteúdos de moda”.

Olívia Ortiz
Olívia Ortiz é uma das influenciadoras que trabalha com a Ruika (Foto: Divulgação)

 

A gestora de marketing de influência da Ruika olha para esta parceria como uma forma de aproximar as pessoas à realidade comum, “porque, muitas das vezes, o que acontece as influenciadoras não refletem a realidade do dia-a-dia”.

“Convinha-nos trazer aqui uma certa dose da realidade e uma certa dose de proximidade com o consumidor final”, acrescenta.

A parceria, que já tem duas temporadas com quatro estações do ano, desenvolve-se através da criação de conteúdo por parte da própria Olívia Ortiz que mostra por exemplo um look ou como esta se relaciona com a marca, dando um feedback importante à Ruika sobre aquilo de que o público gosta.

O trabalho com a influenciadora é feito apenas através do digital com a criação de conteúdo para as redes sociais, todavia, no caso de outras influenciadoras que ajudam em ativações mais pequenas, a Lara Carrasco é um exemplo como menciona Carla Pires: “Fizemos uma ativação offline, ou seja, se chegarem às lojas parceiras da Ruika terão materiais de pontos de venda onde teremos a imagem da Lara”.

Esta ligação possibilitou, de forma gradual, o reconhecimento da Ruika como uma marca de tendência e com valores bem definidos.

“Conseguimos chegar cada vez a mais pessoas, arriscar numa estética mais tendência, se calhar podemos ir buscar outros influenciadores de nicho. A ideia é, depois deste trabalho estar um bocadinho mais consolidado e estar mais estável, então, agora em 2022, arriscarmos um bocadinho mais”, conclui.