O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse que o novo aeroporto de Lisboa será construído antes de 2035, contrariando assim as declarações do presidente da ANA – Aeroportos de Portugal.
“Eu não sei qual é a ideia do presidente da ANA, mas o aeroporto vai ter que estar feito antes. Não sei quando, não vai ser é em 2035, de certeza absoluta”, disse Pedro Nuno Santos, citado pelo site do Dinheiro Vivo.
A ANA tem os seus próprios interesses – e nós respeitamos os interesses das empresas privadas – mas, obviamente, estamos aqui a falar de um grande interesse público”, acrescentou.
Na passada segunda-feira, o presidente da ANA, José Luís Arnaut, disse, na conferência do Dia Mundial do Turismo disse haver um “conjunto de vicissitudes externas e de constrangimentos de contexto” que não permitem a obra avançar.
O responsável adiantou que, se tivesse sido cumprido o acordo assinado com o Governo em 2019, para a construção do novo aeroporto no Montijo, o país teria “uma nova infraestrutura aeroportuária” e 2024.
Segundo o ministro, a decisão de construir o aeroporto do Montijo estava tomada, mas não avançou porque houve veto de dois municípios. Defendeu ainda a alteração à lei para que tal não voltasse a acontecer.
“Nós defendemos a alteração da lei, mas não temos maioria absoluta. Conseguimos o acordo do PSD para proceder à alteração da lei, mas o PSD exigiu uma avaliação ambiental estratégica. E é isso que nós vamos ter que fazer, uma avaliação ambiental estratégica, para conseguirmos o consenso que permita alterar a lei”, explicou.