Por Mafalda Marques
A docente e ex-aluna do curso de licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social foi distinguida nos prémios de comunicação Pela Diversidade Cultural 2016, na categoria de Imprensa Escrita, pelo trabalho “Devolvidos a Cabo Verde”, desenvolvido em conjunto com Catarina Gomes e Rui Gaudêncio e publicado no jornal Público.
A iniciativa foi promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações e a cerimónia de entrega de prémios decorreu na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.
O ACM lançou, no dia 3 de maio, Dia Mundial da Imprensa Escrita, a 2.ª Edição do Prémio Comunicação “Pela Diversidade Cultural”.
Com o objetivo de promover a diversidade cultural nos media, este concurso irá repetir-se em 2017 para premiar trabalhos no domínio da integração das comunidades migrantes e comunidades ciganas presentes em Portugal, bem como do combate à discriminação em função da nacionalidade, etnia, religião ou situação documental.
O período de candidaturas, que podem ser individuais e coletivas, vai decorrer novamente entre maio e julho e irá distinguir os melhores trabalhos, realizados e publicados em 2017.
À semelhança da edição anterior de 2015, o concurso prevê a participação de profissionais da Comunicação Social, Jornalismo devidamente credenciados, de guionistas e argumentistas de obras transpostas para televisão, cinema e teatro, e também de jovens entre os 15 e os 24 anos de idade.
Recorde-se que, o Prémio Comunicação “Pela Diversidade Cultural” sucedeu ao Prémio de Jornalismo “Pela Diversidade Cultural”, anteriormente dirigido, em exclusivo, aos profissionais dos media.