Home / MERCADO / Economia / Penela vai reforçar apoios económicos no concelho
Penela reforçar apoios económicos Concelho
As candidaturas aos apoios estarão abertas até ao final deste mês (Foto: Pixabay)

Penela vai reforçar apoios económicos no concelho

A Câmara Municipal de Penela irá reforçar os apoios económicos no concelho, destinados a famílias, empresas e associações, na sequência do confinamento e encerramento temporário da atividade económica que impactou a região. Investimento do Fundo Municipal de Emergência traduz-se num total de 62 mil euros para os referidos apoios.

Com os impactos económicos do atual estado de confinamento do país, a Câmara Municipal de Penela vai tentar minimizar o risco de pobreza, precariedade e endividamento no concelho, através do reforço dos apoios económicos já anunciados. Desta feita, o Fundo Municipal de Emergência irá investir um total de 62 mil euros para o apoio às famílias, empresas e associações do município.

O apoio às famílias consiste num subsídio não reembolsável que irá permitir que os agregados familiares consigam enfrentar os pagamentos de necessidades básicas, como rendas de habitação, medicamentos, água, eletricidade, entre outras despesas elementares.

Já as empresas do concelho que se viram forçadas a encerrar ou suspender as suas atividades, ou que tenham sofrido uma redução no seu volume de faturação, vão poder recorrer a um apoio financeiro único com uma verba a rondar os 1.000 e os 1.500 euros, com as associações a serem igualmente englobadas neste Fundo de apoio.

Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela, garante que o referido reforço dos apoios financeiros extraordinários irá “mitigar os efeitos económicos e sociais decorrentes da pandemia”, esperando que os mesmos possam apoiar a manutenção de emprego e a valorização da atividade das empresas do município.

De recordar que, durante o primeiro confinamento em 2020, este Fundo Municipal de Emergência conseguiu apoiar cerca de 20 microempresas que sofreram perdas de faturação, numa verba total a rondar os 23 mil euros. Além disto, nos primeiros meses da pandemia, o município decretou a isenção de rendas mensais para todos os espaços concessionados pelo mesmo, incluindo os espaços das incubadoras.

As candidaturas para estes apoios económicos do Fundo Municipal de Emergência encontram-se abertas e irão decorrer até ao final do mês de março.