A Pepsi pediu desculpas e retirou a nova campanha publicitária com Kendall Jenner, após a empresa ter sido alvo de duras críticas por parte do público. A empresa foi acusada de ter usado a imagem de uma manifestação de protesto para vender um produto.
A campanha publicitária, lançada a nível global, contou com a participação da modelo Kendall Jenner. No vídeo da campanha, Kendal vê uma cena de protesto e abandona a sessão fotográfica para se juntar à multidão que se aproxima de uma barreira policial. O que poderia ser um confronto tenso, acaba por ser um encontro de sorrisos e felicidade quando a modelo dá uma lata de Pepsi ao agente de polícia. Este sorri, agradecendo a lata e fazendo com que todos os intervenientes naquele protesto ‘explodam’ de alegria, parecendo ter sido aquele gesto a pacificar os ânimos.
Segundo ativistas sociais e comentadores, a imagem transmitida na campanha de publicidade passa a ideia precisamente oposta do que é estar em situação de manifestação na vida real. Nas redes sociais, a Pepsi foi acusada de apropriar-se de imagens de protestos reais para vender um produto, enquanto minimizando o perigo que os manifestantes encontram e a frustração que sentem ao manifestarem-se pelos seus direitos.
Em declarações feita à imprensa, a marca afirma que “A Pepsi estava a tentar projetar uma mensagem de união, paz e compreensão. Claramente falhámos o nosso objetivo e pedimos desculpas.”