Home / MERCADO / Economia / PIB caiu 3,9% no primeiro trimestre
pib défice português agrosemana défice excessivo crescimento da economia portuguesa cresceu Portugal 2020 sanções a Portugal economia portuguesa pme magazine
Foto de arquivo

PIB caiu 3,9% no primeiro trimestre

A pandemia terá sido a principal razão para uma quebra tão abrupta no Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal. Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB nacional caiu 3,9% nos primeiros três meses do ano em relação ao trimestre anterior.

Já em relação ao período homólogo de 2019, a quebra foi de 2,4%, confirmando o impacto negativo do Covid-19 na economia portuguesa.

“A contração da atividade económica reflete o impacto da pandemia COVID-19 que já se fez sentir significativamente no último mês do trimestre”, refere o INE.

Estatística que poderá piorar no segundo trimestre do ano, uma vez que só em meados de março o país começou a ser seriamente afetado pela pandemia.

Segundo as previsões da Comissão Europeia, a quebra do PIB português no segundo trimestre será de 11,8% em relação ao anterior e de 6,8% na totalidade do ano.