2017 está à porta e se ainda não começou a delinear estratégias para o próximo ano deve começar a fazê-lo o quanto antes.
São vários os fatores que deve ter em conta quando planeia o novo ano, pelo que deixamos aqui alguns conselhos sobre o que ponderar para ter um 2017 cheio de sucesso:
- Objetivos claros e tangíveis: seja ao nível da faturação, angariação de novos clientes ou aumento da equipa, não se esqueça de definir objetivos claros, mas, acima de tudo, exequíveis para a sua equipa. Só assim conseguirá motivá-los a alcançar as metas propostas;
- Impostos: deve sempre ter em conta quais as alterações previstas para as empresas no Orçamento do Estado para 2017. Por exemplo: continuará a haver benefícios em IRC para as empresas que criem postos de trabalho para jovens e desempregados de longa duração; as PME que se fixem no interior terão uma redução de IRC para 12,5% para os primeiros 15 mil euros de matéria coletável;
- Incentivos à capitalização: será alargado a todas as empresas o regime de remuneração convencional do capital social;
- Prazos a cumprir: uma das maiores dores de cabeça das empresas é o estabelecimento dos prazos definidos da lei para as obrigações fiscais. A partir de 2017, por exemplo, a comunicação de faturas deixa de ser feita até ao dia 25 de cada mês, passando para o dia 20. Também a partir do próximo ano, todas as entidades, comerciais, industriais ou agrícolas têm de organizar a sua contabilidade informaticamente.
- Incentivos aos trabalhadores: são eles o motor da empresa, por isso não se esqueça de incluir nos objetivos uma recompensa aos colaboradores que cumpram com os objetivos, bem como atividades de formação e de team building para melhorar a relação entre colegas.
- Responsabilidade social: é dever de todas as empresas dar de volta à comunidade onde estão inseridas, por isso não se esqueça de incluir no seu planeamento atividades de solidariedade junto com associações locais de apoio a quem precisa.