Home / Empresas / Plano de poupança energética passa pelo encerramento de lojas mais cedo
Plano de poupança energética
A redução do horário dos centros comerciais surge após o pedido da Agência para a Energia (Foto: Unsplash)

Plano de poupança energética passa pelo encerramento de lojas mais cedo

Por: Diana Mendonça

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) revelou que de domingo a quinta-feira as lojas dos centros comerciais podem ter de fechar mais cedo. A Associação dos Centros Comerciais manifestou-se contra esta decisão. Já os comerciantes estão divididos quanto à aplicação desta medida.

A redução do horário dos centros comerciais surge após o pedido da Agência para a Energia (Adene) de contributos para a elaboração do Plano de Poupança de Energia, que deve estar pronto no fim do mês.

Contudo, a CCP admite que esta medida será o último recurso a utilizar. Primeiramente, irão adotar medidas a curto prazo, nomeadamente, o controlo da temperatura dos estabelecimentos comerciais e edifícios de serviços e a diminuição da iluminação noturna.

Estas medidas seguem o que está a ser aplicado nos restantes países da Europa.

O diretor executivo da Associação de Centros Comerciais, apesar da medida ser provisória, já veio manifestar a sua posição. Rodrigo Moita de Deus, em declarações à TSF, disse que era contra esta medida e que existem outras medidas que podem representar uma poupança entre os sete e os nove por cento.

Além das propostas da CCP, Rodrigo Moita de Deus propõe “a substituição de tudo o que é iluminação por iluminação led” até ao final do ano.

O diretor da Associação dos Centros Comerciais disse ainda que pode ser necessário um reforço dos apoios às empresas para que estas consigam alcançar as metas do plano de poupança de energia.