Home / Internacional / EUROPA / Plano de Recuperação e Resiliência entregue em Bruxelas
Plano de Recuperação e Resiliência Bruxelas
Primeiro Ministro, António Costa (Foto: Governo de Portugal)

Plano de Recuperação e Resiliência entregue em Bruxelas

Governo entregou à Comissão Europeia a versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo sido o primeiro Estado-membro a fazê-lo. António Costa sublinha a necessidade de “celeridade, rigor, e escrutínio na execução”.

Foi nesta quinta-feira de manhã que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo já entregou formalmente a versão final do Plano de Recuperação e Resiliência. Portugal, cumpriu assim aquilo a que se tinha proposto: ser o primeiro Estado-membro a entregar o Plano à Comissão Europeia.

“Portugal foi o primeiro Estado-membro a apresentar o PRR”, disse o primeiro-ministro, através de uma publicação na sua conta oficial do Twitter. Acrescenta ainda que “a nossa recuperação assenta no reforço do SNS, na habitação digna e acessível, na promoção das qualificações, na capitalização e inovação empresarial, no desenvolvimento do interior e nas transições climáticas e digital.”

Sobre a “bazuca” portuguesa, verificam-se objetivos concretos como a garantia de “26.000 habitações às famílias que não têm habitação condigna” e, ainda, “garantir novas respostas sociais aos idosos e combater a pobreza.”

O Plano de Recuperação e Resiliência assenta, ainda, no combate às alterações climáticas que pretende “reduzir em 55% as nossas emissões. Apoiar as empresas a descarbonizar, alargar as redes de metro de Lisboa e Porto e apoiar as famílias a melhorar a eficiência energética nas residências”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já deu conta da sua entrega e saudou Portugal pela sua eficiência. A Comissão Europeia também já emitiu um comunicado onde se pode ler que “a Comissão aguarda com expectativa a oportunidade de avaliar o plano português, que incide na resiliência e nas transições ecológica e digital e inclui projetos em quase todos os domínios emblemáticos europeus.”

Recorde-se que o primeiro-ministro, António Costa, já tinha mencionado, no final de uma conferência de imprensa onde esteve presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Andorra, a vontade de entregar o PRR nesta quinta-feira de manhã.