Home / Empresas / Ambiente / Plásticos de uso único geram dúvidas em empresas
Plástico plastico de uso único diretiva europeia Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição APED ambiente poluição
A diretiva sobre os plásticos de uso único vai entrar em vigor amanhã, dia 3 de julho (Foto: Unsplash)

Plásticos de uso único geram dúvidas em empresas

A diretiva europeia acerca dos plásticos de uso único, que entra em vigor no próximo dia 3 de julho, sábado, está a causar dúvidas às empresas e aos consumidores.

A ordem europeia sobre os plásticos de uso único está a gerar duvidas não só as empresas como também aos consumidores. A diretiva vai entrar em vigor a partir de amanhã, dia 3 de julho, e até ao momento “não é conhecido o diploma que procede à sua transposição para o ordenamento jurídico nacional”.

Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), explica que “esta situação está a gerar constrangimentos aos operadores económicos e dúvidas nos consumidores. A APED considera que apesar de todo o trabalho que o setor tem feito na área dos plásticos, estes atrasos na clarificação da legislação criam incertezas desnecessárias à atividade das empresas do setor”.

Desde 2019 que os associados da APED têm desenvolvido um trabalho no âmbito da promoção do uso responsável de plástico, através de ações como o ecodesign das embalagens de produtos de marca própria, a incorporação de materiais reciclados em embalagens novas, a substituição de artigos de plástico por alternativas sustentáveis e através de uma maior oferta de sacos reutilizáveis.

Segundo os dados de 2019, estas iniciativas ajudaram a uma poupança anual de plástico superior a 8303 toneladas, pelo que se evitou utilizar quase meio milhão de unidades de artigos de plástico descartável.

Para o diretor-geral estas ações “comprovam o empenho numa área determinante para a transição verde e com impacto positivo a nível ambiental, social e económico.”