Home / Empresas / Ambiente / Plataforma AYR vence o New European Bauhaus
ceiia
Centro de Desenvolvimento e Engenharia, em Matosinhos (Foto: ceiia.com)

Plataforma AYR vence o New European Bauhaus

O CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento, localizado em Matosinhos, é o vencedor do New European Bauhaus na categoria de Produtos e Estilo de Vida com a plataforma de sustentabilidade AYR. O prémio foi entregue em Bruxelas na passada semana, pela Comissão Europeia, tendo sido selecionado por um júri composto por 80 personalidades de vários setores e países da União Europeia que analisaram no total mais de 2. 000 projetos de toda a Europa.

A plataforma AYR tem como propósito a aceleração de sustentabilidade para atingir carbono zero, tendo sido desenhada para conectar pessoas e comunidades, onde comportamentos sustentáveis geram cripto tokens que podem ser trocados por bens ou serviços, ou serem usados para compensar emissões locais. Quantifica e valoriza as emissões evitadas permitindo o envolvimento do cidadão e comunidades na descarbonização das suas cidades, sendo referida como um “exemplo para a Europa”. O anúncio foi feito pela Comissão Europeia, através da Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel e da Comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

Já a Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel afirma que “ao criar pontes entre ciência e inovação, e arte e cultura e ao adotar uma abordagem holística, o Novo Bauhaus Europeu desenvolverá soluções não só sustentáveis e inovadoras, como também acessíveis e enriquecedoras para todos. Estes projetos vencedores incorporam o espírito do Novo Bauhaus Europeu”.

“O AYR é um dos projetos mais desafiantes e transformacionais da história do CEiiA. É um projeto pensado a partir das pessoas e em que a tecnologia é apenas o meio para que o cidadão possa participar de forma proativa na descarbonização das cidades. É um projeto que envolve várias gerações, começando por aqueles que se sentam no banco da escola e com quem o CEiiA teve o privilégio de colaborar nos últimos dois anos. É um projeto concebido e testado em ambiente real, na nossa cidade de Matosinhos e que serviu de inspiração para o desenvolvimento de produtos ciberfísicos numa nova dimensão estética na mobilidade. Esta distinção do New European Bauhaus é o reconhecimento de vários anos de trabalho no desenvolvimento de tecnologia em prol de cidades mais sustentáveis, inclusas e esteticamente apelativas”, refere o CEO do CEiiA, José Rui Felizardo.

A Nova Bauhaus Europeia visa criar um novo estilo de vida que combine sustentabilidade com bom design, que necessite de menos carbono e que seja inclusivo e acessível para todos, respeitando a diversidade que temos na Europa e fora dela.