Por: Redação
As Pequenas e Médias Empresas (PME) estão a impulsionar a adoção da Inteligência Artificial (IA), automatizando tarefas mais rapidamente em comparação com organizações de média e grande dimensão, de acordo com a Pipedrive, uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com clientes de vendas.
De acordo com o relatório anual State of Sales and Marketing Report 2023/2024 do Customer Relationship Management (CRM), 42% dos inquiridos de empresas mais pequenas com 10 ou menos trabalhadores utilizam a IA, enquanto que apenas 37% e 23% utilizam a IA em empresas médias (11-100 trabalhadores) e grandes (mais de 100 trabalhadores), respetivamente.
A Pipedrive entrevistou vendedores, fundadores e CEOs para criar um relatório que resume as principais tendências que afetaram o setor nos últimos 12 meses.
Entre os principais resultados do inquérito, os dados apontam que sobretudo as áreas de construção de relações com clientes e parceiros comerciais (59%), vendas (34%) e gestão de equipas (33%), não serão afetadas pelo surgimento das ferramentas de IA.