Home / Empresas / PME Magazine lança a 20ª edição
PME Magazine 20ª edição
João Carreira, sub-editor PME Magazine; José Tavares, Chairman da Meganimal; e Bernardo Correia, country manager do Google Portugal (Foto: PME Magazine)

PME Magazine lança a 20ª edição

Por: Afonso Godinho e Rafaela Silva

Esta quarta-feira, a PME Magazine fez o lançamento da sua 20ª edição, numa webtalk que contou com a presença de Bernardo Correia, country manager do Google em Portugal e figura de capa do mês de abril, bem como o testemunho de sucesso de José Tavares, Chairman da Meganimal.

Esta quarta-feira, dia 21 de abril, a PME Magazine deu a conhecer a sua mais recente edição, que conta com Bernardo Correia como figura de capa e a participação de diversas empresas como a IMBS, a WOME, a centenária Sampedro, ou a CSide; vários casos de sustentabilidade e responsabilidade social como a Zouri ou a Associação Pedalar Sem Idade, além de artigos de opinião de alguns especialistas em diferentes temas. 

Na webtalk de apresentação, o sub-editor da PME Magazine, João Carreira, conversou com Bernardo Correia, o country manager do Google em Portugal acerca de temas relacionados com a aceleração digital na realidade das startups portuguesas e como é que as ferramentas Google podem ser uma mais valia no seu desenvolvimento.

Bernardo Correia, destaca o compromisso da Google com o governo português, assinado em setembro de 2020, que tem por base o desenvolvimento de áreas como a empregabilidade, desenvolvimento de startups e empreendedorismo, assim como a inteligência artificial. 

“Investir em ferramentas digitais ajuda as pessoas a posicionarem-se no mercado de trabalho e, também, ajuda as empresas a terem os colaboradores que precisam para uma transformação digital”, garantiu o country manager do Google, acrescentando que “as PME que fizeram uso do digital e que se adaptaram mais rapidamente, conseguiram vender 80% mais durante a pandemia, do que aquelas que não o fizeram”. 

Bernardo Correia, mencionou o programa de Certificados Profissionais do Google, anunciado pela empresa na semana passada, que pretende dar apoio técnico às tecnologias de informação e comunicação (TIC), à gestão de projetos, análise de dados e design de experiência de utilizador. 

Além disso, o Google vai oferecer mais de 3000 bolsas que permite que as pessoas com mais dificuldade possam ter acesso e aprender sobre as TIC, dando preferência a mulheres para promover a igualdade de género. 

José Tavares, Chairman da Meganimal, também esteve presente e deu o seu testemunho enquanto caso de sucesso de uma PME que utilizou as ferramentas disponibilizadas pela Google.

Numa fase inicial da empresa, em 2013, a Meganimal começou por utilizar o Facebook e outras ferramentas para promover o seu negócio. No entanto, o responsável da Meganimal, percebeu que seria necessário investir mais e noutras ferramentas, pois aquelas que utilizava estavam desatualizadas.

Em abril e maio do ano passado, a empresa começou a investir na plataforma da Google Shopping e rapidamente comprovou que o seu investimento gerava mais tráfego no site o que, consequentemente, registou um aumento das vendas e de novos clientes. 

“Estou muito feliz com os resultados”, disse José Tavares, alertando ainda para a importância de não apenas investir em marketing para atrair novos clientes, mas também na importância de os fidelizar. Para o Chairman, o processo para começar no digital passa por garantir uma presença nas redes sociais e pela utilização das ferramentas Google como a Google Ads ou como a Google My Business. 

Para saber mais sobre as ferramentas disponíveis da Google e os testemunhos de Bernardo Correia e José Tavares, assista aqui à webtalk de apresentação e subscreva a nossa edição digital para ficar a par de todos os casos que lhe apresentamos neste mês de abril.