A PME Magazine, em parceria com Pedro Caramez, especialista em LinkedIn, lançou a primeira edição do Prémio Social CEO, cujo objetivo é distinguir os CEO mais digitais em todas as plataformas online. Entre os 30 nomeados, os três vencedores são, respetivamente, Mário Ferreira, CEO da Douro Azul e presidente do Grupo Media Capital, Miguel Pina Martins, CEO da Science4You, e Nuno Ferreira Pires, CEO da Sport TV.
Este galardão decorre de uma iniciativa em 2019 denominada “TOP50 Social CEO LinkedIn”, que reconhecia os CEO mais ativos nesta rede social profissional. A evolução em 2022 é a avaliação da performance em todas as plataformas digitais.
Os nomeados foram escolhidos com base nos critérios profissionais com funções de CEO de empresas portuguesas ou sediadas em Portugal; perfil público, com base nos seguidores em todas as redes sociais; a existência de website do CEO; e a participação em websites.
A avaliação das métricas recolhidas e a decisão final ficou a cargo de um prestigiado painel de júri composto por especialistas na área digital. Contudo, é interessante verificar que a avaliação final teve em conta a visibilidade mediática de cada um, o que comprova que a gestão de imagem tem um peso considerável na perceção pública dos nomeados.
“Mostrar o que de bom de faz em Portugal”
Mário Ferreira, CEO da Douro Azul e vencedor do prémio revela que não dedica um tempo diário regular à gestão das plataformas digitais, fá-lo de forma “espontânea” quando aparece uma notícia que ache interessante. “Gosto de mostrar frequentemente o que de bom se faz e constrói em Portugal”, afirma.
O LinkedIn é a plataforma que mais utiliza e a sua “favorita”, por “lidar maioritariamente com profissionais das mais diversas áreas e também porque é a plataforma onde se encontram artigos muito interessantes de variados temas”.
Já Miguel Pina Martins, CEO da Science4You e segundo classificado mostrou-se surpreendido: “Para mim a nomeação já tinha sido um grande achievement, (…) a lista de nomeados é mesmo muito boa.”
O empresário revela que dedica cerca de 15 minutos diários à gestão das redes sociais e plataformas digitais. Afirma que o truque é o foco “no principal da mensagem” que pretende passar e sublinha que “esse exercício faz com que não seja necessário despender de muito mais tempo”.
O CEO da Science4You deixa ainda um conselho a outros líderes que queiram ter maior visibilidade: “Arrisquem e lancem-se nas plataformas digitais. Seguir outros líderes pode e deve servir de inspiração e motivação para que procurem relacionar-se mais com quem os segue. Esta é também uma excelente forma de criar oportunidades para a nossa marca e acima de tudo recolher feedback que pode ser utilizado para melhorar o nosso negócio.”
Nuno Ferreira Pires, CEO da Sport TV, ocupou o terceiro lugar no pódio e mostrou-se “satisfeito por verificar que dar prioridade estratégica à digitalização (e dentro desta às áreas de comunicação/social media) permite-nos estar distinguidos entre tantos nomeados de relevo e enorme mérito”.
“Quando hoje temos indicadores que o tempo despendido em Portugal, ao longo do último ano, e de pessoas entre os 16 e os 64 anos é cerca de 7h20 por dia na internet e 2h18 nas redes sociais, isto diz bem de todo um novo espetro e realidade, onde soluções de comunicação online são fundamentais. Naturalmente e sobretudo enquanto líderes, existem cautelas a ter, mas a velha máxima de não levarmos algumas plataformas demasiado a sério e de também não nos levarmos a nós próprios no mesmo sentido, é crucial. A genuinidade e a humildade autêntica também aqui são premiadas”, concluiu.
A essência do prémio partiu da exigência do mercado em práticas que transmitam, cada vez mais, a transparência da empresa e, onde o CEO seja a figura principal. Como tal, a presença deste nas plataformas digitais agrada a todos os públicos: colaboradores, clientes e stakeholders.
Eis a classificação final do prémio Social CEO 2022:
Os três vencedores do Prémio Social CEO foram selecionados por um júri composto por 14 profissionais, nomeadamente:
– Anabela Chastre, CEO da Chastre Consulting;
– Carla Rocha, radialista e fundadora da Carla Rocha Comunicação;
– Carolina Afonso, CEO do Gato Preto;
– Daniel Sá, diretor executivo do IPAM;
– Diogo Maroco, diretor de marketing da Inventa;
– João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal;
– João Pedro Guimarães, secretário-geral da CCIP;
– Marco Gouveia, especialista em marketing digital e CEO da Marco Gouveia – Digital Marketing Training & Consulting;
– Natacha Pereira, diretora da Lisbon Digital School;
– Pedro Correia, diretor de marketing e comunicação da AEP – Associação Empresarial de Portugal;
– Vanda de Jesus, managing director, country head of Portugal da iCapital
– Vasco Marques, fundador da Web2Business;
– Pedro Brito, associate dean for Executive Education, Innovation and Corporate Relations & Fundraising da Nova SBE;
– Pedro Caramez, especialista na rede social LinkedIn.
Mais informações em premiosocialceo.pt