Por: Djeisibel Lopes
A Porto Business School reforça oferta formativa no setor imobiliário com novas edições dos programas “Facility Management” (FM) e “Sustentabilidade no Imobiliário”.
De acordo com o estudo da European Facility Management Network (EuroFM), as estratégias de facility management podem reduzir o consumo de energia em edifícios entre 10% a 20%, o que promoverá a sustentabilidade e proteção ambiental.
“Cada vez mais, o facility management é uma área de grande importância para o funcionamento da organização, porque melhora o bem-estar e qualidade da utilização dos edifícios associada ao uso eficiente de recursos”, conta Bento Aires, que assume a direção dos dois programas e é presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte.
O programa irá permitir a formação de profissionais e aumentar a qualidade de utilização dos ativos com foco no utilizador final.
O projeto foi desenvolvido para os gestores de instalações, edifícios, infraestruturas e prestadores de serviços ligados à gestão operacional dos ativos e que procuram um conhecimento de todas as áreas relativamente ao facility management.
O setor imobiliário tem incluído cada vez mais a sustentabilidade no desenvolvimento das estratégias de negócio de forma a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
“O setor imobiliário é responsável por uma parcela significativa dos impactos ambientais e sociais, não descurando o elevado valor de mercado e reputação considerados por investidores, proprietários e utilizadores finais. Este programa fará dos seus participantes drivers sociais da sustentabilidade através dos seus projetos e organizações”, explica Bento Aires.
O projeto “Sustentabilidade no Imobiliário” é desenvolvido para empresas do setor imobiliário e da construção civil, e surge na tentativa de incentivar o desenvolvimento de estratégias sustentáveis. A formação possibilita o aperfeiçoamento dos resultados dos negócios com estratégias de economia, gestão e sustentabilidade.
Os programas “Sustentabilidade no Imobiliário” e “Facility Management”, novas apostas da Porto Business School, têm as candidaturas abertas até aos dias 2 e 9 de outubro, respetivamente.