Home / MERCADO / Economia / Portos portugueses descem dez lugares no ranking de competitividade
portos portugueses

Portos portugueses descem dez lugares no ranking de competitividade

Os portos portugueses caíram dez lugares, para a 36ª posição segundo o Logistics and Perfomance Index (LPI) referente a 2015. Um ranking de competitividade elaborado pelo Banco Mundial.

O tempo em espera dos navios foi um dos seis indicadores analisados em que Portugal não recuou neste estudo comparativo que analisa o desempenho logístico de 160 países.

A qualidade das infraestruturas, competência logística, envios internacionais e acompanhamento das cargas e envios são alguns dos índices onde Portugal perdeu terreno. Pelo terceiro ano, a Alemanha lidera o ranking, estando o segundo lugar ocupado por Luxemburgo, já a Suécia mantem a terceira posição. Este é o pior desempenho de Portugal desde inicio do estudo em 2010.

A queda no ranking acontece num ano em que o volume de mercadorias nos portos nacionais atingiu um recorde de 84 toneladas, um crescimento de 7,9% face a 2014. O principal destaque foi para Sines com um crescimento homólogo de 17,6%.

O acréscimo de 6,16 milhões de toneladas de carga traduziu-se num aumento de 12,5% das importações e 6,5% das exportações enquanto que a navegação entre portos marítimos do mesmo país registou uma quebra de 7,9%