Home / MERCADO / Economia / Portugal com crescimento económico acima dos 20% em abril
Portugal crescimento económico
Desconfinamento na base do referido crescimento económico (Foto: Pixabay)

Portugal com crescimento económico acima dos 20% em abril

De acordo com os dados do Banco de Portugal, Portugal apresentou um crescimento económico acima de 20% no mês de abril, em termos homólogos, num sinal positivo de retoma dado pelo Indicador Diário de Atividade Económica (DEI).

Portugal apresentou um crescimento económico homólogo, relativo ao mês de abril, superior a 20%, de acordo com Indicador Diário de Atividade Económica (DEI), analisado pelo Banco de Portugal. Este é um crescimento que surge na sequência do regresso deste indicador a valores positivos, durante o passado mês de março.

Nos dados apurados, é possível constatar que, na semana entre 12 e 18 de abril, foi registado um crescimento homólogo de 24,3%, subida que se explica pelo avanço do plano de desconfinamento do Governo, em oposição ao período homólogo no qual Portugal se encontrava em pleno confinamento.

De referir, no entanto, que a taxa bienal calculada pelo DEI registou decréscimo de 1,1% em termos homólogos na referida semana, descida ainda assim inferior à que se registou no início do mês, altura em que a primeira semana de abril traduzia um valor de 1,4% nesta taxa.

Recorde-se que o DEI faz uma análise com base em fatores quantitativos e de frequência diária, como o tráfego rodoviário, o consumo de eletricidade e gás natural, a carga e correio desembarcados nos aeroportos e as compras efetuadas com cartões em Portugal.