Home / Empresas / Portugal com estrutura europeia de apoio a startups
Portugal estrutura europeia startups
Apresentação da nova estrutura europeia será feita na edição de 2021 do Dia Digital (Foto: Pixabay)

Portugal com estrutura europeia de apoio a startups

Portugal vai acolher uma estrutura europeia de apoio ao empreendedorismo, apoiada pela Comissão Europeia e que vai permitir desenvolver a criação e crescimento de startups através da atração de talento e de internacionalização.

O governo de Portugal anunciou o acolhimento de uma estrutura europeia de apoio a startups, que será confirmado durante a edição deste ano do Dia Digital. Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia que decorre em formato virtual e que será organizada em cooperação com o Ministério da Economia e Transição Digital, estando englobada na presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

A referida estrutura, a Europe Startup Nations Alliance, será localizada em Lisboa e vem reforçar a marca europeia na área do empreendedorismo, evitando a fuga de empreendedores para outros locais do globo. Além disso, a nova estrutura europeia irá promover a implementação das melhores práticas, melhorando as ações dos Estados-membros que irão colaborar com o mesmo objetivo de forma mais eficaz.

A criação da nova estrutura tem como objetivo apoiar a articulação entre política pública e agenda nacional, dando orientações a cada país no sentido de desenvolver o seu ecossistema empreendedor. Esta é uma estrutura que permite apoiar a criação de mais startups e o seu respetivo crescimento, de forma a que a União Europeia possa tornar-se mais competitiva com os principais concorrentes em termos internacionais.

O primeiro ministro, António Costa, garante que a Europa deve ser ambiciosa relativamente aos mercados mais competitivos a nível mundial, devendo assumir-se “como líder digital global, em linha com a Estratégia Digital Decade, apresentada pela Comissão Europeia”.

De acordo com o primeiro ministro português, outro dos objetivos passa por comprometer as empresas do setor tecnológico de informação e conhecimento, sendo uma iniciativa importante para os compromissos digitais da europeus.

António Costa reforça ainda que, esta semana, o Conselho Europeu aprovou o Programa Europa Digital para “financiar investimentos em tecnologia de ponta no espaço comunitário, em áreas como inteligência artificial e cibersegurança, com um orçamento de 7,6 mil milhões de euros até 2027”.