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Portugal tem uma força e reputação moderada para o público interno e vulnerável para o público externo (Foto: Unsplash)

Portugal com reputação interna moderada e vulnerável no exterior, diz estudo 

Por: Eduarda Coelho

Portugal tem uma força e reputação moderada para o público interno e vulnerável para o público externo. As conclusões são da OnStrategy, consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro, no seu estudo de Força e Reputação da marca Portugal, feito a partir de uma investigação realizada no primeiro semestre de 2022, com o público interno e externo de 25 diferentes países.  

A fim de chegar nestes valores, foram auditados, numa escala de um a 100, 16 atributos: notoriedade e familiaridade, admiração, confiança, ambiente político, ambiente económico, governo e ética, liderança e visão, qualidade de produtos e serviços, inovação e diferenciação, estilo de vida e ambiente social, educação e tecnologia, segurança e assistência na saúde, valores, cultura e tradição, beleza, comunicação e divulgação fora do país, e relevância internacional. 

O público interno avaliou Portugal com uma força e reputação moderada (62,7 pontos), menos 0,6 pontos que o ano anterior. Neste público, os que atribuem as melhores avaliações são os emigrantes. Já no caso do público externo, que considerou Portugal com uma força e reputação vulnerável, avaliou-o com 57,9 pontos. Todos os stakeholders deste público avaliaram o país com pontuações maiores do que as do ano anterior, com destaque para os turistas, que avaliam a marca Portugal em 61,7 pontos. 

O trabalho de campo foi realizado em 25 países: Portugal, Alemanha, França, Itália, Espanha, Polónia, Países Baixos, Grécia, Bélgica, Suécia, Áustria, Dinamarca, Reino Unido, Suíça, China, India, EUA, Brasil, México, Japão, Africa do Sul, Argentina, Canadá, Angola, Moçambique e Emirados Árabes. Os públicos auscultados incluíam cidadãos comuns, estudantes, quadros empresariais, empresários, investidores, emigrantes e turistas.