De acordo com o Ministério do Interior de Espanha, as medidas de controlo nas fronteiras com Portugal visam o combate à pandemia.
O encerramento das fronteiras, inicialmente decretado até ao próximo dia 10 de fevereiro, é agora prolongado até ao início do próximo mês. O Governo português já tinha decidido limitar as deslocações para fora do território continental, controlando as fronteiras terrestres, no passado dia 28 de janeiro.
As medidas preveem a entrada no território espanhol apenas a cidadãos de nacionalidade espanhola, residentes em Espanha e estudantes do país que sejam residentes de outros Estados-Membros ou do espaço Schengen.
Além destas exceções, será ainda permitida a passagem fronteiriça aos que transitarem por motivos laborais, incluindo-se nesta premissa os trabalhadores transfronteiriços, trabalhadores da área da saúde e trabalhadores de transportes, entre outros.
Às pessoas que apresentem razões de força maior, integrantes de missões diplomáticas e organismos internacionais localizados em Espanha e aos membros das Forças de Segurança e Forças Armadas também será permitida a passagem nas fronteiras, desde que as viagens em causa sejam relativas às respetivas funções.