Governos estudam centro espacial em conjunto com a NASA e outras entidades tecnológicas internacionais.
Os governos de Portugal e dos Estados Unidos estão a negociara criação de um centro de lançamento espacial na Base das Lajes, nos Açores.
Este é um dos temas que estará em debate, esta segunda-feira, no primeiro dia do Ciência 2016 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, no Centro de Congressos de Lisboa, que contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
O centro de lançamento especial insere-se no projeto do AIR Center, Azores International Research Center, que congregará ainda estudos oceânicos, da atmosfera e das alterações climáticas. A confirmar-se, o AIR Center deverá estar operacional em 2017.
Segundo o ministro da Ciência, citado pelo Diário de Notícias, o processo de criação do AIR Center iniciou-se formalmente a 10 de junho e “está a decorrer até ao fim deste ano, para poder arrancar em 2017”.
Além dos governos dos dois países, o projeto envolve ainda uma série de entidades, como a NASA e a ESA para o espaço e os estudos oceânicos, além de empresas e universidades portuguesas, europeias e americanas, incluindo o MIT, a universidade de Carnegie–Mellon e a do Texas, em Austin.
FCT com orçamento participativo
Ainda durante o Ciência 2016, o ministro da Ciência deverá anunciar que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) vai ter um orçamento participativo, dando assim “aos cidadãos a possibilidade de escolherem, sempre com base em critérios científicos, os temas que gostariam de ver estudados e investigados no país, com o objetivo de fomentar uma maior confiança entre a sociedade civil e os cientistas”.