Home / Empresas / Portugal Exportador de volta em formato híbrido
Portugal Exportador
(Foto: Pexels)

Portugal Exportador de volta em formato híbrido

A 15.ª edição do Portugal Exportador está de volta no dia 18 de novembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), este ano em versão híbrida, com participação presencial e online, sendo esta última com recurso a uma app já utilizada noutros eventos organizados pela Fundação AIP este ano, a FIL – Smart Events.

A essência do Portugal Exportador permanece intacta: das 9h00 às 18h00, no PT Meeting Center da FIL, no Parque das Nações, este dia será inteiramente dedicado à exportação. O Portugal Exportador é um marketplace com um programa dedicado a mercados e setores em destaque para as exportações portuguesas, através de conferências, cafés temáticos, reuniões B2B e web-buyers. Com foco no networking, este evento permite concretizar novos negócios e conhecer potenciais clientes, contando com a presença de todo o tipo de empresas, câmaras de comércio e embaixadas.

Em comunicado, a Fundação AIP refere que a sua missão é “prestar apoio às pequenas e médias empresas que queiram iniciar o seu processo de internacionalização, fornecendo-lhes o local e os contactos para uma possível concretização de negócios”.

O Portugal Exportador vem possibilitar essa missão através da introdução da vertente digital do evento, que permite agendar reuniões B2B virtuais, com agentes nacionais e internacionais, assistir a conferências via livestreaming e aceder ao catálogo dos expositores do evento, realizar videochamadas e fazer matchmaking com outros utilizadores através da análise dos perfis próprios.

Este ano, o evento apresenta  um programa dedicado a mercados e setores de interesse para os empresários e empresas portuguesas, com destaque para oito workshops: “Risk Assessment na Exportação”, “Passos para a Exportação”, “Logística: setor em mudança”, “Online. Mercados e sectores com maior potencial”, “Missão: Exportar e Diversificar”, “Comércio Internacional. Saiba o que está a mudar” e “Turismo: motor das exportações?”.

A sessão de abertura conta com a presença de Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, António Ramalho, CEO do Novo Banco, João Dias, administrador da AICEP Portugal Global e Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros.

O Portugal Exportador repete ainda uma iniciativa de grande sucesso na edição transata: os web-buyers. Os participantes no evento poderão agendar meetings onlinecom compradores internacionais, sendo possível reunir com buyers do Brasil, China, Equador, México, Singapura e Estados Unidos da América (EUA).

As startups têm também uma oportunidade única para o network, através do programa Meet The Leaders, que possibilita às startups presentes no evento o contacto com sete empresários de renome: Pedro Lourenço, administrador da Ideias Glaciares, Francisco Ferreira Pinto e Santiago Salazar, partners da Bynd Venture Capital, Isabel Neves, presidente do Business Angels Club de Lisboa, Cintia Mano, investidora ligada à REDangels e à COREangels Atlantic, David Malta, venture partner do fundo de investimento Vesalius Biocapital e Sérgio Rodrigues, presidente da Invicta Angels.

A visita presencial requer a compra de bilhete através do website do evento e está sujeita à lotação máxima prevista.

A Fundação AIP adianta que a FIL tem implementado um plano de contingência e que todo o evento presencial decorrerá tendo em conta todas as medidas de segurança da Direção-Geral da Saúde (DGS). Na vertente digital, os interessados podem participar no evento através do canal de Youtube da FIL, FIL – Parque de Exposições e Congressos de Lisboa, que transmitirá em streaming os conteúdos do evento.