Quarta-feira, Novembro 27, 2024
InícioEmpresasEmpreendedorismoPortugal no fim da tabela europeia da inovação

Portugal no fim da tabela europeia da inovação

Entre 2016 e 2018, metade das empresas europeias com, pelo menos, dez trabalhadores, investiu em inovação. Portugal está nos últimos lugares da tabela.

Um estudo realizado pelo Eurostat mostra que, entre 2016 e 2018, cerca de 50,3% das empresas a nível europeu, com um mínimo de dez funcionários, apostaram na inovação.

A lista é encabeçada pela Estónia como o principal país europeu onde as empresas mais investem em inovação, com sete em cada dez a fazê-lo, o que equivale a cerca de 73,1%.

Em segundo lugar do ranking surge o Chipre, com 68,2%, seguindo-se a Alemanha e a Bélgica, ambas com 67,8%. Em contrapartida, no final da tabela estão a Hungria (28,3%), a Polónia (23,7%) e a Roménia (14,6%).

Numa lista de 28 países do bloco comunitário – o período analisado ainda inclui o Reino Unido enquanto Estado-membro da União Europeia –, Portugal encontra-se em 21.º lugar, com menos de 40% das empresas a investir em inovação. Destas, foram cerca de 14% as que apresentaram novos produtos no mercado nacional e estrangeiro.

A média europeia apresentada pelo Eurostat mostra que, entre 2016 e 2018, cerca de 13,2% das empresas com um mínimo de dez funcionários, lançaram novos produtos no mercado. Nos extremos do ranking estão a Finlândia, com 24,8% de produtos inovadores, e a Roménia, com menos de 3%.

De acordo com o gabinete de estatística europeu, a aposta em inovação pode estar associada a “negócios inovadores ou outras questões, como novos métodos de produção, processamento de informações, marketing, distribuição, variedade ampliada da empresa ou projetos de inovação ainda em andamento ou abandonados”.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category