A Portugal Inovação Social anunciou esta manhã a abertura de dois concursos para a região de Lisboa e Vale do Tejo, no valor global de 10 milhões de euros. São 7 milhões de euros para Parcerias para o Impacto e 3 milhões de euros para Títulos de Impacto Social, com financiamento do Programa Operacional Regional Lisboa 2020.
O financiamento agora anunciado destina-se a apoiar projetos que respondam a problemas sociais concretos, em áreas prioritárias da política pública, de forma inovadora e criativa, complementando ou substituindo as respostas tradicionais.
Enquanto o instrumento garante o financiamento de até 70% do custo total do projeto, sendo que um ou mais investidores sociais – públicos ou privados – devem suportar os restantes 30%, os Títulos de Impacto Social destinam-se a apoiar causas numa lógica de pagamento por resultados. Isto significa que, se os resultados previstos forem alcançados, os investidores sociais, que neste caso adiantam a totalidade do custo da iniciativa, são reembolsados na íntegra.
O anúncio da abertura dos concursos foi feito esta quarta-feira de manhã, na sessão “Regeneração Urbana. Reabilitação, Inclusão e Inovação Social”, que decorreu no Hub Criativo do Beato, em Lisboa. Na sessão participaram o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque.
O programa contou ainda com intervenções do presidente da Área Metropolitana de Lisboa, Fernando Medina, da presidente da CCDR Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Almeida, e do presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Filipe Almeida.