A iniciativa pública Portugal Inovação Social abriu, esta terça-feira, o segundo concurso no âmbito do programa “Capacitação para o Investimento Social”, para que entidades que desenvolvam iniciativas de inovação e empreendedorismo social possam obter financiamento.
Ao todo, o concurso dispõe de sete milhões de euros para estes projetos, através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) do Portugal 2020.
Em comunicado, a iniciativa Portugal Inovação Social refere que este instrumento financeiro tem como principal objetivo “apoiar a primeira fase do ciclo de vida dos projetos de inovação social, financiando o desenvolvimento de competências críticas para a sua implementação”, de forma a “gerar maior impacto social e a captar investimento de forma mais eficiente”.
“Até 2020, este instrumento de financiamento deverá atribuir um total de 15 milhões de euros. Na primeira fase de candidaturas, que decorreu entre março e junho de 2017, foram apresentadas 168 candidaturas, das quais foram aprovadas 99, representando um investimento total de 3,5 milhões de euros”, adianta o comunicado.
O apoio é feito por atribuição direta à entidade beneficiária “de um montante fixo não reembolsável até um valor máximo de 50 mil euros”
“Podem candidatar-se a este instrumento os projetos já em funcionamento à data da candidatura, incluindo aqueles que tenham um piloto ou prova de conceito realizados, e que sejam desenvolvidos por entidades da economia social nomeadamente: Associações, Fundações, IPSS, Mutualidades e Misericórdias. A implementação dos planos de capacitação deve ser localizada nas regiões Norte, Centro e Alentejo”, refere ainda o documento.