Por: Mariana Barros Cardoso
O Instagram lança em Portugal soluções de apoio às PME – Pequenas e Médias Empresas – que representam uma parte integrante da comunidade da plataforma digital.
São estas mesmas empresas, as PME que, neste momento, estão a lidar com inúmeros desafios relativos à crise da Covid-19. Nesse sentido, o Instagram lançou hoje, dia 6 de maio, em Portugal o ‘Gift Card’. Este, consiste numa forma facilitadora de as empresas receberem ajuda dos clientes mais fiéis, bem como a ferramenta de ‘Angariação de fundos’ para o Instagram, anteriormente já disponibilizada pelo Facebook.
Na generalidade as pessoas tendem a querer apoiar os negócios locais e foi nesse seguimento que surgiram iniciativas focadas na recuperação da economia das PME – Pequenas e Médias Empresas – pelo Facebook e, agora, pelo Instagram. Através desta última plataforma digital, as empresas presentes no Instagram podem adicionar ao perfil um botão de apelo à ação ‘Action Button’ ou publicar um sticker ‘Gift Card’ nas stories. Assim, quem quer e pode ajudar terá que carregar no botão de apelo à ação ou no sticker que é reencaminhado para uma compra no site da pme em questão.
Também o Facebook optou por uma expansão para o Instagram através da ferramenta de ‘Angariação de Fundos’ de forma a permitir que a empresa faça a sua ‘Angariação de fundos’.
Irene Cano, Diretora Geral do Facebook em Portugal e Espanha transmite a inspiração que é ver as “nossas comunidades do Facebook estão mais unidas do que nunca para oferecer suporte àqueles que mais precisam, incluindo pequenas empresas locais, que são a alma dos bairros e cujo futuro para muitos é incerto. Estas novas ferramentas que estamos a apresentar facilitam quem quer ajudar estas empresas que estão a sentir os efeitos da crise, e que precisam mesmo de ajuda para manter o negócio ativo” e explica que “as PME são a parte mais importante da economia e uma parte muito importante da nossa comunidade do Instagram. Sabemos que a crise do Covid-19 é um grande desafio para muitos deles e queremos ajudar a que mantenham – e fortaleçam – a sua relação com os clientes. A comunidade do Facebook sempre esteve próxima das PME, especialmente agora durante a crise do Covid-19, e por isso, esperamos que as pessoas demonstrem o seu apoio às pequenas empresas que tanto precisam.”
A funcionalidade está em Portugal desde a semana passada e permite que os clientes das PME as possam ajudar neste período mais critico devido à pandemia causada pela Covid-19.