Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
InícioInternacionalPortugal leva o “Diálogo Azul” à Expo 2025 Osaka

Portugal leva o “Diálogo Azul” à Expo 2025 Osaka

Por: Constança Ladeiro

 

Portugal será um dos 161 países representados na Expo 2025 Osaka, dedicada ao tema “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas”, no Japão, que decorrerá entre 13 de abril e 13 de outubro.

O espaço português com o tema “Oceano: Diálogo Azul”, é projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o mesmo que fez a ampliação do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, e visa celebrar a ligação de Portugal com o oceano, promovendo práticas sustentáveis e fortalecendo as relações culturais e económicas com o Japão.

“Inspirar outros países através do exemplo”

O Pavilhão promete também ser uma experiência que reforce a sustentabilidade, com cordas recicladas e materiais como cortiça e azulejos portugueses a compor o espaço.”Inspirar outros países através do exemplo é o objetivo do ‘Diálogo Azul’ que levaremos ao Japão” explica Joana Cardoso, comissária-geral da participação de Portugal na Expo 2025 Osaka, à PME Magazine.

O atelier de Kengo Kuma trabalhou com uma equipa global de arquitetos, mais de 500 a partir de vários escritórios espalhados pelo mundo, incluindo a portuguesa Rita Topa, que desempenhou um papel crucial como ponto de ligação ao projeto. “A qualidade não está na nacionalidade dos arquitetos, mas na resposta ao caderno de encargos do concurso internacional”, sublinha Joana Cardoso.

Com um investimento de 21 milhões de euros, um dos objetivos centrais é, não só o sucesso da Expo em si, mas também a assinatura de acordos e estabelecimento de parcerias que perdurem além dos 184 dias da exposição, reforçando os laços económicos e culturais entre Portugal e o Japão, explica a ex-jornalista e oficial da Ordem das Artes e das Letras pelo governo francês.

“(…) Amália Rodrigues quem representou Portugal na Expo Osaka de 1970”

Em relação à programação cultural, Portugal irá levar nomes como Carminho e Ana Moura, que atualizam o fado tradicional já apreciado no Japão, acompanhados por artistas como Dino d’Santiago e Bruno Pernadas. “O fado é muito apreciado no Japão, foi, aliás, Amália Rodrigues quem representou Portugal na Expo Osaka de 1970 e desde então tornou-se numa grande referência no Japão, vendendo milhares de discos lá”, afirma Joana Cardoso.

A Expo 2025 Osaka, que espera atrair mais de 28 milhões de visitantes, representa uma oportunidade única para Portugal reforçar a sua posição em políticas oceânicas e práticas sustentáveis, considera a comissária-geral da participação de Portugal na Expo 2025 Osaka, “e para tal vamos levar exemplos concretos, como o estabelecimento de áreas marinhas protegidas (AMP) que é considerado percursor. E temos toda uma indústria de bio-tecnologia e bio-economia azul a apresentar, repleta de exemplos de como é possível explorar o Oceano”. 

Além disso, o comissariado português espera que o pavilhão português, considerado pela Organização Nacional do Turismo Japonês um dos cinco a visitar na Expo, atinja ou supere 1,4 milhões de visitas.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category