ClimACT é o nome do projeto internacional liderado por portugueses e terá como objetivo estimular políticas de baixo carbono nas escolas através do desenvolvimento de ferramentas de apoio que permitam aumentar a sua eficiência energética.
O Programa foi criado para apoiar o desenvolvimento de projetos de adaptação às alterações climáticas em Portugal. O projeto Educação e Prémio Escolar Alterações Climáticas, integrado no Programa AdaPT, tem como objetivo promover a incorporação do tema das alterações climáticas (mitigação e adaptação) nos currículos e nas atividades extracurriculares do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário. Para isso serão produzidos e desenvolvidos materiais educativos sobre alterações climáticas que serão adotados em 35 escolas piloto em Portugal.
A coordenação do ClimACT será da responsabilidade do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN), unidade de investigação do Instituto Superior Técnico (IST), num consórcio constituído por nove entidades europeias, entre elas quatro portuguesas: o Instituto Superior Técnico (IST), o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), a Edigreen e a Associação Bandeira Azul da Europa.
Outras nacionalidades completam o consórcio, com duas entidades espanholas, duas de França e uma do Reino Unido (Gibraltar).