Home / MERCADO / Economia / Portugal regista quebra na produção industrial
Portugal regista quebra na produção industrial imposto patrimonial pme magazine
Foto de arquivo

Portugal regista quebra na produção industrial

Portugal registou a terceira maior queda na produção industrial da União Europeia em comparação com maio de 2015.

 

Segundo o Eurostat, em maio deste ano, a produção industrial nacional recuou 2,4% o que representa a terceira maior queda entre os países da UE em termos homólogos. À frente de Portugal encontra-se Malta com uma quebra de 3,7% e a Bulgária com – 3,3%.

Em maio deste ano, a produção industrial na Zona Euro cresceu 0,5% e a produção de bens intermédios e bens de consumo não duradouros avançou cerca de 0,8%. Já os bens de capital cresceram 0,3% face ao mesmo mês de 2015. No entanto, a produção de energia registou uma queda de 1,1% e a de consumo de bens duradouros caiu 0,9%.

Face a maio do ano de 2015, a produção industrial da União Europeia subiu 1,1% baseado no crescimento da produção de bens de consumo não duradouros com 1,5%, bens de capital, 1% de bens intermédios e bens de consumo duradouros com 0,8% de crescimento. Já a produção energética recuou 2%.

Portugal não fica melhor posicionado nas comparações mensais. Segundo os dados da Eurostat em abril a produção das fábricas nacionais recuou 4,4%. A maior quebra entre os países da UE foi registada pela Holanda, de 7,8%.

Os países cuja produção da indústria mais cresceu em termos mensais foi a Lituânia (3,9%), seguida da Letónia (1,4%) e da Eslovénia (0,6%).