Home / Tecnologia / Portuguesa Sound Particles reconhecida pelo Fundo Europeu de Investimento
Nuno Fonseca
Nuno Fonseca, CEO da Sound Particles (Fonte Divulgação)

Portuguesa Sound Particles reconhecida pelo Fundo Europeu de Investimento

Por: Ana Vieira


A Sound Particles, empresa de tecnologia áudio conhecida por trabalhar com Hollywood, participou na celebração dos 30 anos do Fundo Europeu de Investimento (FEI).

O evento, ocorrido no início de junho, no Luxemburgo, destacou as conquistas das últimas décadas através da perspetiva das pequenas empresas financiadas pelo FEI, demonstrando o impacto positivo e transformador deste apoio.

Em declarações à PME Magazine, o CEO da Sound Particles, Nuno Fonseca, explica que o investimento recebido pela empresa foi indireto, ou seja, efetivou-se através da Indico Capital (fundo de capital de risco) que investe em startups. A primeira ronda foi em 2018.

Um financiamento essencial para a empresa, considerou Nuno Fonseca. “O financiamento da Indico (que inclui verbas do FEI) foi essencial ao longo destes anos para suportar a investigação e o desenvolvimento da nossa tecnologia, permitindo a evolução da tecnologia e do negócio. Passou de uma simples ideia para a realidade, que atualmente é usada em todos os grandes estúdios de Hollywood e em grandes empresas de videojogos”.

Também o Fundo Europeu de Investimento considerou o apoio à Sound Particles um “excelente investimento”, sendo uma das 30 empresas destacadas com este feito, ao logo dos seus 30 anos. Em Portugal foram apenas nomeadas duas empresas. 

Para o CEO, trata-se de um reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido, explica à PME. “Ser considerada como um ‘excelente investimento’ representa para nós um grande reconhecimento do trabalho árduo e da inovação que temos promovido. Este reconhecimento confirma a nossa capacidade de competir a nível global com gigantes da indústria. Além disso, valida o valor da nossa tecnologia no mercado e reforça a nossa responsabilidade de continuar a inovar e a manter altos padrões de excelência no futuro”.

Na cerimónia, no Luxemburgo, marcaram presença personalidades com a CEO do Fundo Europeu de Investimento, da CEO do Banco de Investimento Europeu, bem como dos responsáveis das unidades do FEI e dos partners das Venture Capitals e dos Bancos de Investimento Europeu.

Durante o evento, a Sound Particles teve oportunidade de demonstrar a sua tecnologia. “A reação foi absolutamente excecional. Sentimos um forte apoio e entusiasmo pelo nosso trabalho, e saber que fomos uma das empresas selecionadas do total de 2.100.000 empresas financiadas ao longo dos 30 anos do FEI, só nos motiva ainda mais a continuar a nossa trajetória de inovação”, conclui Nuno Fonseca.

A Sound Particles, sediada em Leiria, é uma empresa inovadora líder na indústria da tecnologia de áudio, vanguardista na aplicação de computação gráfica ao som. Cria software de áudio usado por músicos, empresas de videojogos e produções de estúdios de Hollywood em filmes como Indiana Jones, Oppenheimer, Game of Thrones ou Star Wars IX.