Sexta-feira, Abril 4, 2025
InícioMercadoEconomiaPortugueses gastam 374€ em compras de Natal, diz estudo

Portugueses gastam 374€ em compras de Natal, diz estudo

Portugueses preveem gastar menos onze euros em compras de Natal face a 2019. Alterações no comportamento dos consumidores, provocadas pela pandemia, fizeram aumentar as compras em lojas online.

O estudo, da autoria do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), realizado entre os dias 27 de novembro e 9 de dezembro a cerca de 470 indivíduos, indica que os hábitos dos portugueses relativamente ao período de compras de Natal sofreram alterações devido à pandemia. Para este ano, a previsão é de 374 euros para cada indivíduo, valor inferior aos 385 euros registados em 2019.

Verificou-se também um aumento acentuado de compras online, com 30% dos portugueses a optarem por este método de consumo, uma percentagem muito distante dos 6,1% apresentados no mesmo estudo em 2019. No entanto, 20% afirma vir a fazer compras em centros comerciais e 10% pretende recorrer tanto a centros comerciais como ao comércio de rua.

Por outro lado, cerca de 28% dos inquiridos revelou não vir a receber subsídio de Natal nesta altura, situação que afeta os comportamentos de consumo nesta quadra. Dos que receberam a compensação, 15,6% prevê gastar uma grande parte do valor em compras de Natal, 5,8% diz vir a gastar a totalidade do subsídio e 8% pretende poupar este valor.

Em comparação com 2019, 75% dos inquiridos refere que vai gastar em igual medida e 17% afirma que vai dispensar uma quantia inferior à ano passado. Destes últimos, as respostas indicam que os cortes serão feitos em compras para amigos e familiares.

No total, cerca de 63% dos portugueses escolhem efetuar as suas compras antecipadamente ou durante o mês de dezembro, “para evitar a concentração de pessoas e garantir a entrega dos produtos comprados online”.

Mafalda Ferreira, docente do IPAM e coordenadora do estudo, explica que estes resultados são consequência “da pandemia e provável crise económica dos próximos tempos”, uma vez que “os portugueses estão com sentimentos negativos face ao consumo, que se acentuaram nesta época natalícia”.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category