Home / MERCADO / Economia / Portugueses pagam mais de IMI do que é suposto
imóveis
O Número de Identificação do Prédio irá ser lançado no segundo semestre do ano (Foto: Pixabay)

Portugueses pagam mais de IMI do que é suposto

A DECO PROTESTE alerta os portugueses que poderão estar a pagar mais de IMI tendo em conta a desatualização do valor real das casas. A DECO aconselha, por isso, uma simulação na sua plataforma para avaliar o processo.

A plataforma DECO PROTESTE revela que muitos consumidores não sabem que estão a pagar mais relativamente ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e não sabem como pedir ajuda para uma reavaliação do seu imóvel. Em 2020, foram feitas mais de 17 mil simulações, o que resultou numa poupança média de 50 euros. A empresa só no ano passado ajudou os portugueses a poupar cerca 22 milhões de euros.

A organização pretende ajudar os consumidores portugueses, através da plataforma online “Paguemenosimi.pt”, a apurar quando e se deve pedir à Administração Fiscal uma atualização de dados relativos aos imóveis que possui.

Tito Rodrigues, jurista da DECO PROTESTE, defende que “a simulação personalizada pode confirmar se vale a pena pedir às Finanças a atualização dos dados do imóvel para efeitos do cálculo do imposto.”

Relembre que o valor patrimonial tributário dos imóveis é automaticamente atualizado pelas Finanças a cada três anos. Por isso, pode ser alterado de acordo com os coeficientes de desvalorização das moedas, o que resulta num aumento do valor das casas. Contudo, é importante referir que ao pedir uma reavaliação, esta não abrange os coeficientes de vetustez (idade do imóvel), nem os coeficientes de localização.

Ainda assim, o jurista chama a atenção para o facto de que uma “atualização do coeficiente de vetustez, por exemplo, pode significar dezenas de euros por ano, mas só é possível pedir uma nova atualização dos imóveis de três em três, todos os portugueses que pediram uma avaliação recentemente, terão de esperar para o poder fazer de novo”.