Home / Marketing / Portugueses passam mais tempo no Instagram. Facebook mantém-se top of mind
Instagram
Instagram (Foto: Pexels)

Portugueses passam mais tempo no Instagram. Facebook mantém-se top of mind

Por: Redação

 

A rede social Instagram passou a ser a mais utilizada em Portugal, de acordo com o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest.

A plataforma do grupo Meta foi a mais referida (34,2%) entre as redes sociais a que os portugueses acedem com maior frequência, destronando assim pela primeira vez o Facebook.

O estudo revela, aliás, que a queda do Facebook no ranking de redes mais utilizadas em Portugal foi ainda mais significativa este ano: a rede criada por Mark Zuckerberg foi também ultrapassada pelo WhatsApp, que subiu este ano para o segundo lugar, com 27,2% de referências como rede a que os portugueses mais vezes acedem. Já o Facebook não foi além dos 20,9% de referências.

Embora esteja a ser utilizado com menos frequência, o Facebook continua a ser a rede social com maior penetração em Portugal: quase 90% dos portugueses que utilizam redes sociais têm conta criada no Facebook. Nas posições seguintes surgem o WhatsApp (88,3%) e o Instagram (82,1%).

Apesar da tendência geral de quebra nos últimos anos, o Facebook ainda é uma rede social relevante para os portugueses, mantendo-se como a rede com maior notoriedade espontânea top of mind (ou seja, a primeira referência dada pelos entrevistados) no estudo da Marktest, com 59,4% de respostas. Este valor representa, porém, uma quebra face aos 64,5% registados em 2023.

Em sentido contrário, o Instagram, que este ano obteve 31,2% de primeiras referências espontâneas, apresenta-se em crescimento. A larga distância encontramos o WhatsApp, o X e o TikTok.