O prazo de pagamento da primeira prestação ou da totalidade do imposto termina hoje. Se o valor do IMI for superior a 100 euros, este pode ser dividido em duas ou três fases, no entanto, se for inferior, o prazo de pagamento único termina esta segunda-feira.
Este ano, as notas de liquidação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) chegaram a cerca de quatro milhões de proprietários de imóveis, sendo que para cerca de 900 mil pessoas, o seu valor era inferior a 100 euros, pelo que deu origem a uma prestação única do imposto cujo prazo de pagamento termina esta segunda-feira ao final do dia.
Para aqueles que têm valores de IMI superiores a 100 euros, o pagamento pode ser repartido em duas ou três fases, consoante o montante global, pelo que pode ser pago em maio e novembro ou em maio, agosto e novembro.
Relembre que desde 2019, é possível que os proprietários paguem a totalidade do imposto logo no mês de maio, uma vez que a nota de liquidação passou a incluir a referência de uma prestação única do imposto.