Home / MERCADO / Economia / Preço das comunicações desce em Portugal
preço das comunicações APRITEL Portugal Eurostat anacom
Preço das comunicações desce cerca de 0,9% (Foto: Unsplash)

Preço das comunicações desce em Portugal

De acordo com os dados mais recentes da Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL), o preço das comunicações desceu mais em Portugal do que no resto dos países europeus.

De acordo com o comunicado da Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL), Portugal é líder na “descida de preços nos pacotes de comunicações, usados por 88% das famílias portuguesas”.

O comunicado faz referência aos dados publicados pelo EUROSTAT, na passada quarta-feira, referentes ao mês de abril de 2021, que “demonstram, mais uma vez, a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas”.

O estudo dá conta que nos últimos 12 meses, verificou-se que em média a competitividade do setor nacional foi reforçada, o que resultou numa redução do índice dos preços, cerca de – 0,9%, enquanto que na União Europeia apenas se verificou uma redução de 0,2%.

Relativamente aos serviços em pacote, e tendo em consideração os dados da ANACOM, as famílias portuguesas preferem cada vez mais esta modalidade. Verificou-se então que, no final de 2020, em cada 100 famílias, cerca de 88 preferiam estes serviços, o que demonstra, também, que “Portugal é o segundo país onde os preços mais baixaram nos últimos 12 meses”, cerca de -2,5%.