Home / Empresas / Casos de Sucesso / “Preservamos como compromisso produzir uvas e vinhos de forma sustentável” – Nuno Brito 
Adega Borba

“Preservamos como compromisso produzir uvas e vinhos de forma sustentável” – Nuno Brito 

 

Por: Ana Rita Justo

Com 270 sócios e 2200 hectares de vinha, a Adega de Borba tem assumido, nos últimos anos, um investimento significativo na otimização de processos produtivos tendo em vista políticas mais sustentáveis. Falámos com Nuno Brito, que assumiu a direção-geral da empresa no ano passado depois de passar pelo mercado da consultoria e por outras empresas de distribuição alimentar, sobre os principais desafios sentidos no contexto atípico que se vive e sobre as medidas que fazem desta empresa com quase 70 anos de história um caso de sucesso nacional. 

PME Magazine – De que forma a Adega de Borba tem modernizado a produção e as formas de trabalho? 

Nuno Brito – O investimento em tecnologia de produção e sistemas de apoio à gestão, bem como a melhoria contínua de processos tem sido uma constante da vida da empresa, como condição essencial para a sobrevivência e sucesso no mercado. A Adega de Borba está igualmente certificada pelo Sistema de Gestão de Qualidade e Segurança Alimentar (NP ISO 9001 e ISO 22000), assim como pela exigente norma de certificação IFS, que nos permite concorrer ao fornecimento de cadeias internacionais de distribuição. 

PME Mag. – Quais as principais apostas atuais?
B. – Temos como pilares estratégicos, em primeiro lugar, a promoção da notoriedade dos vinhos que produzimos, garantindo a genuinidade e características únicas da sub-região dos vinhos de Borba. Em segundo lugar, aprofundar a sustentabilidade ambiental e social da Adega. Em terceiro lugar, apostar na internacionalização dos nossos produtos e marcas. Por último, trabalhar a eficiência de todos os processos, da vinha à garrafa e melhorar a profissionalização e valorização dos nossos recursos humanos.

Assine a PME Magazine em papel para ler a entrevista na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.