Home / MERCADO / Economia / Presidente da APEGAC lembra necessidade de criação de uma via verde de apoio a condomínios
APEGAC
Vítor Amaral, presidente da APEGAC (Foto: Divulgação)

Presidente da APEGAC lembra necessidade de criação de uma via verde de apoio a condomínios

Por: Maria Carvalhosa 

A Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) representada pelo presidente, Vítor Amaral e pelo vice-presidente Francisco Monteiro Dias, foi recebida, esta quinta-feira, pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde foi referida a urgência na criação de uma “via verde” de apoio aos condomínios.

A criação desta “via verde” surge pelo facto de cerca de metade da população portuguesa viver em condomínio e em edifícios que, na maior parte, têm mais de vinte e trinta anos, a necessitar de obras de manutenção e conservação.

“Os administradores de condomínio, especialmente os profissionais, são um ótimo parceiro dos municípios, no seu propósito de manter o parque habitacional em boas condições de habitabilidade. Contudo, os prazos de emissão das licenças de obras e ocupação das vias públicas e o respetivo custo, são um obstáculo para a realização das obras, quando estas deveriam ser incentivadas pelos municípios”, sublinha Vítor Amaral, presidente da APEGAC.

Outro dos pontos falados foi a importância de uniformizar o valor da taxa das inspeções dos elevadores nos municípios, sendo que é substancialmente diferente entre cada um deles, indo de €35,00 a mais de €200,00 por elevador.

Entre outros assuntos, foi, ainda, sugerida uma parceria entre a ANMP e a APEGAC na elaboração de um documento informativo para condóminos, a ser distribuído em todos os municípios, de forma a sensibilizar para as principais regras da vida em condomínio, tendo em conta o grande número de portugueses que vivem nesta situação.