Home / Empresas / Presidente quer Portugal “a crescer muito mais” em 2017
renovar estado de emergência novo estado de emergência incêndios marcelo rebelo de sousa 2017 orçamento do estado pme magazine

Presidente quer Portugal “a crescer muito mais” em 2017

O Presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, dirigiu-se, este domingo, dia 1 de janeiro de 2017, aos portugueses na habitual mensagem de ano novo, pedindo um maior crescimento económico para o país.

“É indesmentível que tivemos estabilidade social e política, que alcançámos um acordo sobre salário mínimo, que os dois Orçamentos do Estado mereceram a aceitação da União Europeia, que cumprimos as nossas obrigações internacionais, que trabalhámos para reforçar o sistema bancário, que compensámos alguns dos mais atingidos pela crise, e que houve, da parte de mais responsáveis, uma proximidade em relação às pessoas, ao cidadão comum, partilhando os seus sonhos e anseios, as suas angústias e desilusões”, sublinhou o Presidente.

Marcelo considerou, ainda, que Portugal deu passos para “corrigir injustiças”, para “um clima menos tenso, menos dividido, menos negativo cá dentro e uma imagem mais confiável lá fora, afastando o espetro de crise política iminente, do fracasso financeiro, da instabilidade social”.

O chefe do Estado não deixou, contudo, de lembrar que “ficou ainda muito por fazer”: “O crescimento da nossa economia foi tardio e insuficiente. Alguns domínios sociais sofreram com os cortes financeiros. A dívida pública permanece muito elevada. O sistema de justiça continua lento e, por isso, pouco justo, a começar na garantia da transparência da política”.

Marcelo elogiou o facto de Portugal ter aumentado o seu “amor-próprio como nação”.

Pediu, por isso, que de 2016 não se perca “estabilidade política, paz e concertação, rigor financeiro, cumprimento de compromissos externos, maior justiça social, formação aberta ao mundo, proximidade entre poder e povo”.

“Mas, ao mesmo tempo, completar a consolidação do sistema bancário, fomentar exportações, incentivar investimento, crescer muito mais, melhorar os sistemas sociais, mobilizar para o combate à pobreza, sobretudo infantil, e curar de uma Justiça que possa ser mais rápida e, por isso, mais justa.”

Leia a mensagem do Presidente da República na íntegra aqui.