Home / Empresas / A primeira máscara social transparente chega a Portugal
máscara transparente máscara social Xula Mask responsabilidade social máscaras pandemia covid-19
A máscara social da Xula Mask inclusiva, pois permite a leitura labial (Foto: Divulgação)

A primeira máscara social transparente chega a Portugal

A máscara social transparente, Xula Mask, chegou a Portugal e foi criada durante a pandemia covid-19. A máscara higiénica, que conta com certificação europeia, é reutilizável e conta com um tecido transparente que possibilita a leitura labial.

A Xula Mask, criou a primeira máscara social transparente inclusiva que permite não só perceber quando as pessoas estão a sorrir, mas também facilita a leitura de lábios. De acordo com a nota de imprensa, esta inovação ao nível das máscaras foi concebida para facilitar a comunicação “para pessoas surdas que precisam de ler os lábios”, mas também é “essencial para pessoas autistas, com demência senil ou doença de Alzheimer”.

Segundo o representante e distribuidor da Xula Mask em Portugal, Ricardo Correia, a “transparência numa máscara social facilita a atividade empresarial, pois permite a comunicação, a empatia e a sociabilidade”.

As máscaras da Xula Mask, têm uma proteção nível dois, cumprindo assim “a nova normativa europeia CWA 17553 e a especificação UNE 0065/2020, com eficácia de filtro de aerossóis superior a 96% e eficácia de filtro de partículas superior a 95%”.

De acordo com a informação avançada, estas máscaras contam com altas taxas de impermeabilidade, o que garante “a segurança do utilizador contra gotas externas potencialmente contaminantes”. Para além disso, por serem feitas a partir de um têxtil reutilizável, podem resistir “até 40 lavagens a 60°C”, e têm a facilidade de evitar “a condensação e embaciamento dos óculos”.

A nota dá ainda conta que a Xula Mask, em parceira com a HEIQ, uma empresa suíça, desenvolveram uma “tecnologia antiviral VIROBLOCK como revestimento final”, que “neutraliza a ação de germes, vírus e bactérias em 99,9% num período máximo de dez minutos”.

Neste sentido, a Xula Mask pretende tornar-se “a primeira opção em certas profissões, como terapeutas ou professores, que precisam de comunicar com clareza”.  

Ricardo Correia, acrescenta ainda que a máscara social, desenvolvida pela Xula Mask, “melhora a autoestima de todos, pois permite ver o rosto e sorrisos das pessoas, bem como a maquilhagem ou batom”.