Home / MERCADO / Economia / Primeiro Ministro garante investimento na economia do mar
Primeiro ministro 252 milhões euros economia mar
Primeiro ministro anunciou investimento em visita ao navio de investigação, Mário Ruivo (Foto: Governo de Portugal)

Primeiro Ministro garante investimento na economia do mar

O primeiro ministro, António Costa, garante que irá ser feito um investimento de cerca de 252 milhões de euros para a investigação relacionada com a economia do mar e melhorias nas condições de segurança para o setor da pesca, englobado no Plano de Recuperação e Resiliência.

O Plano de Recuperação e Resiliência vai englobar um investimento avaliado em 252 milhões de euros no apoio à investigação da economia do mar e à segurança do setor da pesca, de acordo com o primeiro ministro, António Costa.

Ao referido montante, deverão ser somados cerca de 300 milhões de euros provenientes do plano Portugal 2030, bem como de fundos da União Europeia para os quais várias empresas e instituições portuguesas estarão a concurso.

Do investimento referido, cerca de 30 milhões euros serão aplicados na Região Autónoma dos Açores, com os restantes 222 milhões de euros a serem dedicados ao resto do país para financiar as referidas atividades económicas, como a investigação, a incubação de empresas associadas à economia azul e à melhoria das condições de segurança da pesca.

António Costa garante que se trata de um programa abrangente e que tem como objetivo complementar outros recursos, estando disponível para apoiar estas atividades e, consequentemente, combater as alterações climáticas e acelerar a transição digital.

Reiterando compromissos de competitividade europeia, o primeiro ministro defende a importância do estímulo deste setor, dado o potencial de desenvolvimento que o mesmo pode representar para Portugal. Neste sentido, o ministro do mar, Ricardo Serrão Santos, aponta para a importância do mar nas exportações nacionais (5%), considerando que este tipo de economia pode representar um pilar importante na recuperação económica do país.