Home / Empresas / Empreendedorismo / Profissionais por conta própria crescem 72% durante pandemia
profissionais
Limitação à atividade em diversos setores e conjuntura financeira apontados como principais fatores do crescimento (Foto: Unsplash)

Profissionais por conta própria crescem 72% durante pandemia

De acordo com os registos da Fixando, plataforma online de contratação de serviços, registou-se um crescimento no número de profissionais por conta própria inscritos na plataforma em 72%, desde 2020. O número total de inscritos ascende, hoje, aos 52 mil.

As conclusões que a empresa tirou sobre as razões desde crescimento estão relacionadas com a conjuntura financeira geral e as limitações à atividade que afetaram muitos setores e forçaram profissionais e prestadores de serviços a adaptar e reinventar a sua atividade. Esta transformação respondeu às necessidades imediatas dos portugueses durante a pandemia e às novas exigências do setor.

No seguimento do comunicado, a plataforma indica, igualmente, que “a par do crescimento repentino de novos prestadores de serviços, é fundamental um investimento na transição digital. Os consumidores, que durante muito tempo tiveram o contacto físico limitado, migraram para o digital, e negócios enraizados numa presença física passaram também a estar presentes online.”

“Consideramos imprescindível a transição das pequenas e médias empresas para o online, que só se pode concretizar se tiverem ao seu dispor as ferramentas certas, adaptadas às suas realidades”, pode ler-se no mesmo.