Home / PORTUGAL / Programa “Aceler@tech” elege 20 startups para impulsionar o turismo em Portugal
Turismo
Projeto financia startups inovadoras com 4,1 milhões de euros (Foto: Unsplash)

Programa “Aceler@tech” elege 20 startups para impulsionar o turismo em Portugal

Por: Diana Mendonça

O programa de aceleração “Aceler@tech” elegeu 20 startups inovadoras com o objetivo de impulsionar e dinamizar o turismo em Portugal. A segunda edição do programa contou com a participação de pessoas de todo o mundo que apresentaram inovações tecnológicas que reforçam a competitividade desta indústria.

Este programa é promovido pela Associação Acredita Portugal e conta com o apoio do Turismo de Portugal. O principal objetivo é encontrar projetos de base turística que estimulem o setor e desenvolvam o setor em Portugal.

“O principal propósito do ‘Aceler@tech’ é encontrar soluções e tecnologias que ajudem as empresas portuguesas do setor a acelerar o seu roadmap de inovação e, neste sentido, estas 20 startups foram selecionadas em função das prioridades atuais das empresas de turismo em Portugal, sendo que algumas das soluções pretendem ajudar a digitalizar processos e reduzir custos, outras a diversificar e ampliar os canais de venda e outras a melhorar a experiência do cliente”, explica Miguel Queimado, fundador da Associação Acredita Portugal.

Já Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, diz que  entidade máxima do turismo em Portugal quer continuar a apoiar soluções inovadoras e disruptivas para turismo, que neste período de retoma se tornam ainda mais importantes em todas as suas dimensões.

A segunda edição do programa conta com um financiamento de 4,1 milhões de euros. Das 154 candidaturas, já foram escolhidas as 20 melhores, sendo que 19 startups são internacionais e uma é portuguesa.

Neste momento, as startups já se encontram a trabalhar com potenciais clientes, especialistas, mentores e empresas líderes dentro do setor do turismo.

As startups finalistas são: Air Doctor ,  Backpacker Trail ,  Bridgify ,  Bright Trip ,  Deep Nordic Aps, easyGuide ,  Eola ,  FAIRTIQ ,  Farel ,  GlobeChat ,  Handyhostel ,  Heli ,  KeyNest Services ,  Kiss & Tell , Pinguim ,  Tourego ,  Tripian ,  Wynwood House ,  Pillow Partners  e  Tubudd .

As três startups finalistas serão conhecidas no próximo dia 22 de junho, numa cerimónia que terá lugar em Gaia, na cidade do Porto.