Home / Empresas / Programa Apoiar Rendas insuficiente para pequenas empresas
Programa Apoiar Rendas Apoio insuficiente para as empresas
Pequenas empresas queixam-se da insuficiência dos apoios para combater as dívidas (Foto: Pixabay)

Programa Apoiar Rendas insuficiente para pequenas empresas

Desde o início do mês, data da abertura das candidaturas, o Programa Apoiar as Rendas já recebeu cerca de 15.000 candidaturas por parte das empresas. O programa, implementado pelo Governo na sequência da crise económica provocada pela atual situação pandémica, deixou de fora várias pequenas empresas.

Apesar das 15.000 candidaturas recebidas no Programa Apoiar as Rendas, há várias empresas (sobretudo, pequenas empresas) a queixarem-se da exclusão a este apoio, criticando o facto de não poderem ter acesso às moratórias.

Entre estes casos encontram-se as pequenas empresas dos pontos móveis dos centros comerciais que efetuaram o pagamento das rendas referentes ao ano passado e que continuam a pagar as rendas deste ano, sem que tenham registado qualquer receita.

A Associação de Marcas de Retalho e Restauração pede urgência ao Governo na criação e prolongação de medidas simples, com o seu fundador, Miguel Pina Martins, a reiterar a necessidade deste apoio ser estendido “pelo menos, mais um ano”.

A medida do Programa Apoiar Rendas prevê um apoio à renda, para empresas com quebras de faturação entre os 25% e os 40%, situado em cerca de 30%, até um máximo de 1200 euros mensais, durante seis meses. Já as empresas que apresentarem uma quebra de faturação superior a 40%, irão beneficiar de um apoio à renda de cerca de 50%, num máximo de 2000 euros mensais, durante seis meses.